. P&D Factor Portugal e Moçambique – a Sociedade Civil assinala o Dia Internacional das Meninas e Raparigas

A Associação P&D Factor e a Universidade de Coimbra assinalam a 7 de Outubro de 2022,
o Dia Internacional das Meninas e Raparigas,
com a Conferência “O papel da Academia na Saúde, Educação Sexual Compreensiva e Direitos Humanos”.

logo PD Factor Portugallogo PD Factor Mocambique

11 de Outubro de 2015 – Dia Internacional das Meninas e Raparigas

“O poder transformador de meninas e raparigas: visão para 2030”

Chega de promessas e boas intenções por cumprir.... É preciso agir agora para que a mudança aconteça!

Neste Dia Internacional das Meninas e Raparigas, quando as lideranças mundiais adoptaram, em 25 de Setembro, a nova Agenda de Desenvolvimento até 2030 (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável), os desafios à realização dos seus direitos humanos exigem que se passe das palavras e das vontades assumidas em compromissos vários à acção. São estes os factos:

A nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável traça um roteiro de 15 anos para a promoção dos direitos humanos em todo o mundo. É preciso agir agora para cumprir os 17 objectivos e as suas 169 metas, entre os quais, neste dia, realçamos os objectivos: 3 (Garantir a todas as pessoas de todas as idades uma vida saudável e promover o seu bem-estar), 4 (Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas as pessoas) e 5 (Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas).

Está decidido. É preciso agir agora para:

Investir nas questões transversais como a saúde, a educação e a economia, em plena igualdade para as raparigas, tem um efeito multiplicador de resultados positivos.

Proteger os direitos humanos, promover a igualdade de género e o empoderamento de todas as meninas e raparigas é, assim, condição necessária para concretização da nova Agenda de Desenvolvimento e para a construção de um mundo mais justo, igualitário e livre de todas as formas de violência e de discriminação contra as meninas, raparigas e mulheres.

Lisboa e Maputo, 11 de Outubro de 2015
www.popdesenvolvimento.org

Declaração da P&D Factor Portugal e Moçambique sobre pdfO poder transformador de meninas e raparigas: visão para 2030