. Exposição "Too Young to Wed" / "Novas Demais para Casar"

A exposição de fotografias Too Young to Wed (Novas Demais para Casar) do UNFPA (UN Population Fund) e Photo VII está patente no Átrio Central do Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, de 1 a 15 de Setembro. Por iniciativa da P&D Factor, no contexto da campanha “Continuamos à Espera”, com o apoio do Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, I.P., esta exposição será uma oportunidade única para saber mais e discutir os direitos humanos das raparigas.

Site "Too Young to Wed"

Site UNFPA - United Nations Population Fund

logo too young to wedApesar de considerados uma violação dos direitos humanos e uma prática nefasta por convenções de direitos humanos internacionais como a Convenção sobre os Direitos da Criança ou a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), os casamentos infantis, forçados e precoces continuam a ter lugar em vários países, maioritariamente em regiões do Sul e Sudeste Asiático, em África e América do Sul. No mundo, uma em nove raparigas casar-se-há antes de completar 15 anos. Destas raparigas, a grande maioria encontra-se numa família com níveis elevados de pobreza, residindo muitas vezes em zonas rurais.

A exposição “Too Young to Wed”/”Novas Demais para Casar” criada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) em conjunto com a agência Photo VII, percorre o mundo desde 2012 e pretende motivar a reflexão e discussão em torno da temática dos direitos humanos das raparigas, através do retrato das raparigas, rapazes e famílias que dão rosto a esta prática. Casamentos infantis, precoces e forçados – caracterizados pela existência de um ou ambos os cônjuges menores de 18 anos – são uma clara violação dos direitos humanos pelo impacto nefasto que têm na vida das raparigas. Existem correlações inegáveis entre o casamento infantil e situações claramente contrárias ao desenvolvimento pleno das raparigas: a principal causa de mortalidade em raparigas dos 15 aos 19 anos passa por complicações ligadas à gravidez e ao parto, sendo que número de casamentos de raparigas aumenta inevitavelmente o número de raparigas grávidas e as taxas de morbilidade e mortalidade associadas.

Uma das razões para a prevalência de casamentos infantis, precoces e forçados – para além da justificação “cultural” da prática - prende-se com o sentimento de impotência de muitas famílias em situação de pobreza extrema, que acreditam que a única forma de garantir a segurança das suas filhas e a subsistência da sua família é casá-las cedo. Nota-se, assim, a importância da interligação entre os casamentos infantis, forçados e precoces e desenvolvimento: erradicar a pobreza, garantir a manutenção das raparigas no sistema de ensino formal e o acesso e reconhecimento dos seus direitos e saúde sexual e reprodutiva são passos essenciais para que cada rapariga atinja o seu potencial. É por isso que não podemos deixar de olhar para esta violação dos direitos humanos das raparigas como um dos grandes obstáculos à luta pelos direitos de todas as pessoas no mundo.

Exposição Too Young to Wed (Novas Demais para Casar)

Datas: 1 a 15 de Setembro de 2014

Horário: 09h – 19h (todos os dias)

Local: Átrio Central da Sede da Caixa Geral de Depósitos, Av. João XXI, Lisboa. A entrada é possível também pela Culturgest – Rua do Arco Cego, Lisboa.

Estação de Metro: Campo Pequeno

pdfConvite Electrónico

Convite too young to wed

Está em... Home arrow Exposição "Too Young to Wed" / "Novas Demais para Casar" Actividades arrow Exposição "Too Young to Wed" / "Novas Demais para Casar" Iniciativas arrow Exposição "Too Young to Wed" / "Novas Demais para Casar" Exposição "Too Young to Wed" / "Novas Demais para Casar"