Campanha de sensibilização para os desafios que as pessoas intersexuais enfrentam

logo UN FreeEqual 150x100Sabia que até 1,7% dos bebés nascem com características intersexuais, ou seja, os seus cromossomas, hormonas ou, em alguns casos, os órgãos genitais, não se enquadram nas definições tipificadas do sexo masculino ou feminino?  Veja o vídeo que mostra como o entusiasmo de ser novamente pai se transforma em confusão ao saber que seu bebé é intersex.

logo UN FreeEqual 310x290No momento do nascimento, pais e mães são muitas vezes chamados a decidir, sob pressão, sobre a realização de uma cirurgia destinada a "normalizar" o corpo de seu bebé. Modificar o corpo de um bebé por razões estéticas e/ou sociais não tem sustentação médica, acarreta riscos elevados, pode deixar cicatrizes físicas, emocionais e psicológicas profundas e, acima de tudo, viola direitos fundamentais do ser humano.

A ONU está a apelar à implementação de uma série de medidas de proteção de pessoas intersex de qualquer mal ou prejuízo causado, incluindo a proibição de procedimentos médicos desnecessários em crianças intersex, o apoio a pessoas intersex e seus familiares, formação para médicos e profissionais de saúde, assim como para a definição de leis eficazes anti-discriminação que solucionem o tratamento injusto das pessoas intersex ao longo das suas vidas.

logo UN FreeEqual banner

Saiba mais visitando a nova página de sensibilização para a intersexualidade onde, para além do vídeo, poderá encontrar factos e números sobre a matéria, bem como ouvir pessoas intersex em discurso direto.

Está em... Home arrow Campanha de sensibilização para os desafios que as pessoas intersexuais enfrentam Direitos Humanos arrow Campanha de sensibilização para os desafios que as pessoas intersexuais enfrentam Direitos das Crianças arrow Campanha de sensibilização para os desafios que as pessoas intersexuais enfrentam Campanha de sensibilização para os desafios que as pessoas intersexuais enfrentam