EIGE publica "Índice de Igualdade de Género 2015"

De acordo com este índice, criado em 2013, e segundo dados de 2012, Portugal tem este ano o pior resultado de sempre, sendo o 3º país mais desigual da União Europeia, caíndo 3 lugares face à edição anterior. Atrás de Portugal ficam a Roménia e a Eslováquia.

Este índice é concebido com base em 6 domínios fundamentais: Trabalho, Dinheiro, Conhecimento, Tempo, Poder e Saúde, e 2 dois domínios periféricos: Violência Contra as Mulheres e Desigualdades Interseccionais, compreendendo períodos temporais em que se analisa o desempenho dos Estados Membros em matéria de igualdade de género, com referência aos anos 2005, 2010 e 2012.

Passados 15 anos da adopção da Plataforma de Pequim, a igualdade de género tem ainda muito caminho a percorrer, sendo de notar que as conquistas não anulam, invalidam ou adiam o que falta ainda alcançar. E alcançar um desenvolvimento económico e social, numa economia global e competitiva, não é possível sem igualdade de género, sendo, sobretudo, uma questão de justiça, equidade e modelo social.

Ver o relatório completo pdfaqui.

Está em... Home arrow EIGE publica "Índice de Igualdade de Género 2015" Género arrow EIGE publica "Índice de Igualdade de Género 2015" Igualdade arrow EIGE publica "Índice de Igualdade de Género 2015" EIGE publica "Índice de igualdade de género 2015"