EIGE publica "Índice de Igualdade de Género 2015"

De acordo com este índice, criado em 2013, e segundo dados de 2012, Portugal tem este ano o pior resultado de sempre, sendo o 3º país mais desigual da União Europeia, caíndo 3 lugares face à edição anterior. Atrás de Portugal ficam a Roménia e a Eslováquia.

Este índice é concebido com base em 6 domínios fundamentais: Trabalho, Dinheiro, Conhecimento, Tempo, Poder e Saúde, e 2 dois domínios periféricos: Violência Contra as Mulheres e Desigualdades Interseccionais, compreendendo períodos temporais em que se analisa o desempenho dos Estados Membros em matéria de igualdade de género, com referência aos anos 2005, 2010 e 2012.

Passados 15 anos da adopção da Plataforma de Pequim, a igualdade de género tem ainda muito caminho a percorrer, sendo de notar que as conquistas não anulam, invalidam ou adiam o que falta ainda alcançar. E alcançar um desenvolvimento económico e social, numa economia global e competitiva, não é possível sem igualdade de género, sendo, sobretudo, uma questão de justiça, equidade e modelo social.

Ver o relatório completo pdfaqui.