Diálogos Observatório das Migrações - 23 de março de 2017

logo ObservatorioMigracoes 360x80A primeira sessão é sobre o tema das Mulheres Estrangeiras e a Feminização das Migrações em Portugal para assinalar o Dia Internacional das Mulheres, enquadrando o debate entre oradores convidados com a apresentação do OM – Boletim Estatístico acerca da Mulher Estrangeira na População Residente em Portugal, e contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Dra. Catarina Marcelino.

Decorrerá um debate em torno da Feminização das Migrações em Portugal que contará com a moderação da Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, e a participação de Joana Tropa (CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género) e Carla Martingo (P&DFactor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento).

A ideia destas sessões é promover reflexões num diálogo construtivo e descontraído que traga para a mesa a perspetiva dos académicos, dos decisores políticos e dos representantes da sociedade civil. Neste âmbito, o Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM, I.P.) gostaria de contar com a presença de todos/as.

O Observatório das Migrações (OM) é uma Equipa de Projeto do Alto Comissariado para as Migrações, I.P., que tem por missão o estudo e o acompanhamento científico das migrações e a recolha, análise e difusão de informação estatística acerca das migrações. O OM, criado em 2002, tem assumido um papel fundamental quer na monitorização da integração de migrantes e avaliação de políticas para migrantes em Portugal, quer na desconstrução de mitos e estereótipos acerca das migrações.

O ACM, I.P., Instituto Público na dependência direta da Presidência do Conselho de Ministros, tem por missão colaborar na definição, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e setoriais em matéria de migrações, relevantes para a atração dos migrantes nos contextos nacional, internacional e lusófono, para a integração dos imigrantes e grupos étnicos, em particular as comunidades ciganas, e para a gestão e valorização da diversidade entre culturas, etnias e religiões.

Inscrições através do email

Novidades acerca desta iniciativa em http://www.om.acm.gov.pt/-/dialogos-do-om-feminizacao-das-migracoes-em-portugal-

O Auditório do Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) é na Rua Álvaro Coutinho, 14.

PROGRAMA

Mesa Redonda: Feminização das Migrações em Portugal

16:15 ACOLHIMENTO DOS PARTICIPANTES E VISITA AO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

16:30 A MULHER ESTRANGEIRA NA POPULAÇÃO RESIDENTE EM PORTUGAL

  • Moderação: Diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira
  • Apresentação e lançamento do 1o Boletim Estatístico OM, da Coleção Imigração em Números do OM por Natália Gomes

17:00 REFLEXÕES E DIÁLOGO SOBRE A FEMINIZAÇÃO DAS MIGRAÇÕES EM PORTUGAL

Convidadas:

  • Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino
  • Investigadora CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Joana Topa
  • P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento, Carla Martingo

18:00 ENCERRAMENTO

Programa DialogosObservMigracoes 23mar2017 400x640

Está em... Home Notícias População e Desenvolvimento Diálogos Observatório das Migrações - 23 de março de 2017