Práticas Nefastas

Importa, neste sentido, criar plataformas a nível nacional, local e global que permitam a troca de informação e a protecção das populações em risco. Mas reclama-se também a coordenação e coerência de políticas local-global para a sua eliminação.

Contudo, como tantos outros tópicos, existem linhas de desigualdade de género que têm um carácter estrutural em práticas como a MGF ou os casamentos forçados e precoces: se mulheres e raparigas continuarem a ver negados os seus direitos humanos, intrínsecos à condição de serem pessoas, nenhum plano para a eliminação de todas as práticas nefastas (como para a erradicação da pobreza) será bem sucedido.

Ver documentação relacionada com o tema.

Seminário Internacional “Respostas Institucionais ao Corte/Mutilação Genital Feminina” - 28 e 29 de Setembro

MGF SeminarioInternacional foto150x75

P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desemvolvimento participa no Seminário Internacional “Respostas Institucionais ao Corte/Mutilação Genital Feminina”, dias 28 e 29 de Setembro no ISCTE-IUL em Lisboa.

. CNAPN da Guiné-Bissau - Curso de Formação de Animadores/as do Projeto de Capacitação para a Igualdade e Empoderamento

CNAPN FormacaoAnimadores FotoInicial 150x115

Teve inicio em Bissau, por iniciativa do CNAPN da Guiné-Bissau, o Curso de Formação de Animadores/as do Projeto de Capacitação para a Igualdade e Empoderamento para o fim da Mutilação Genital Feminina, dos Casamentos infantis e forçados e Promoção da Educação, Saúde e Direitos.

. Projecto-piloto entre Portugal e Guiné-Bissau sobre MGF e casamentos infantis

guinebissau meninasmulheres junho2017 logotipo 100x170

Projecto de Capacitação para a Igualdade e Empoderamento de agentes chave das comunidades para o Fim da Mutilação Genital Feminina/Excisão (MGF/E), dos Casamentos Infantis e Forçados e para a promoção da Educação, Saúde e Direitos no quadro da Agenda 2030/ODS e outros compromissos assumidos em matéria de Desenvolvimento e Direitos Humanos.

Guia de Formação Académica Multisectorial sobre Corte / Mutilação Genital Feminina

GuiaFormacaoAcademicaMultisetorial MutilacaoGenitalFeminina PT capa 110x150

Guia de Formação Académica Multisectorial sobre Corte / Mutilação Genital Feminina visa contribuir para a defesa dos direitos humanos das mulheres, incluindo os seus direitos sexuais e reprodutivos, através da intervenção preventiva multidisciplinar da prática e da proteção efetiva das raparigas em risco.

Relatório de "Girls Not Brides" - Lições de 11 iniciativas nacionais para o fim do casamento infantil

logo Girls Not Brides

A P&D Factor, membro português da rede "Girls not Brides" divulga o relatório "Lessons from 11 national initiatives to end child marriage" onde é possível saber mais sobre estratégias nacionais para acabar com os casamentos infantis, forçados e combinados.

Dia Internacional de Tolerância Zero para a Mutilação Genital Feminina - Pacote de Imprensa UNFPA-UNICEF

logos UNFPA-UNICEF

O UNFPA e a UNICEF prepararam um pacote informativo sobre o Dia Internacional de Tolerância Zero para a Mutilação Genital Feminina que se celebra a 6 de fevereiro.

Está em... Home Notícias Práticas Nefastas