Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa

logo unicefUNICEF Ponto da Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa, No.2
27 de Outubro de 2015

Destaques:

  • Tem-se registado um acentuado aumento do número de refugiados e migrantes que alcançaram à Grécia na segunda metade de Outubro, ascendendo a 85 embarcações que chegam às costas gregas por dia. A polícia de fronteira na Antiga República Jugoslava da Macedónia e na Sérvia também registou um maior afluxo de pessoas.
  • A crise de refugiados e migrantes na Europa é uma crise para as crianças. Um quinto, ou seja 20 por cento, de todos os refugiados e migrantes que estão a  chegar à Europa são crianças. Com a aproximação do Inverno e o encerramento de fronteiras, elas e suas famílias estão a ficar cada vez mais vulneráveis.
  • Mais de 7.000 crianças descansaram e brincaram nos espaços-amigos-das-crianças da UNICEF na Antiga República Jugoslava da Macedónia, na Sérvia e na Croácia. Cerca de 70 por cento de todos os bebés e crianças pequenas em trânsito já beneficiaram dos centros de cuidados para mães e bebés da UNICEF na Croácia. Nas últimas duas semanas, 3.315 mulheres e 5.236 crianças receberam apoio psicossocial na Antiga República Jugoslava da Macedónia.
  • Chegar a todas as crianças em trânsito que não completam o processo de registo, responder às necessidades urgentes das crianças retidas nas fronteiras, bem como proteger efectivamente as crianças não-acompanhadas e aquelas que estão separadas das suas famílias são alguns dos maiores desafios da resposta da UNICEF a esta crise.
  • Para responder plenamente a esta crise, a UNICEF precisa de 11.266.998 de dólares de um apelo total de 14.019.135 de dólares, mas até agora só foi angariado 20 por cento desse montante (o fosso de financiamento é de 80 por cento).

Consulte aqui o Relatório.

Está em... Home arrow Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa População e Desenvolvimento arrow Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa Migrações arrow Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa