. Maria de Lourdes Monteiro - “Batuko é um dos meios que nos ajuda a libertar a alma"

Maria de Lourdes Monteiro Entrevista a Maria de Lourdes Monteiro

. P&D Factor: FAMILIA

Maria de Lourdes Monteiro: As famílias (não só a biológica mas também as que construímos com pessoas amigas) são as bases da aprendizagem e dos afectos para construção de uma estrutura saudável e sustentável nas nossas sociedades.

. P&D Factor: DESAFIO

Maria de Lourdes Monteiro: Sabendo que o desafio é constante e presente nas nossas vidas, temos que ser positivas, resilientes , enfrentar e ultrapassar sem tabus, enfrentando até alguns medos, os obstáculos que encontramos.

. P&D Factor: BATUKO

Maria de Lourdes Monteiro: Batuko é um dos meios que nos ajuda, enquanto mulheres caboverdianas, a libertar a alma e com alegria de viver preencher os nossos dias mas também as letras com as vivências e as histórias do passado, do presente e até de prevenção para o futuro, com a melodia que dá a estética às mensagem das batukadeiras.

Sonho é ser livre, é ser valorizada e respeitada pela sociedade

. P&D Factor: INSPIRAÇÃO

Maria de Lourdes Monteiro: A inspiração é uma Missão e uma Responsabilidade Social que experimento todos os dias. Há pessoas que me inspiram e outras que eu sei que inspiro. Para um mundo melhor, temos que ser uma fonte inesgotável de inspiração.

. P&D Factor: SONHO

Maria de Lourdes Monteiro: Sonho é ser livre, é ser valorizada e respeitada pela sociedade em geral e em particular por decisores e fazedores das leis para que promovam a igualdade de oportunidades para todas as mulheres, sem excepção, e em todo o mundo.

. P&D Factor: O QUE FALTA FAZER

Maria de Lourdes Monteiro: Falta dar a vez e ouvir a voz às pessoas que não têm espaço de fala e promover a participação daquelas que por burocracias e outras barreiras sociais não conseguem dar passos em frente. Falta implementar políticas de oportunidade para as mulheres, sobretudo para aquelas que por razões de trabalho só vão a casa dormir e a quem não chega a informação, por exemplo dos projectos e programas que podem apoiar a educação dos seus filhos, os cuidados de saúde na família, as oportunidades de proteção social e aliviar a vida do dia-a-dia. Defendo que devíamos pagar os fim-de-semana às mulheres trabalhadoras para que possam ficar com a família e beneficiar do descanso e convívio também nos bairros e associações.

Quem é Maria de Lourdes Livramento Monteiro?

Maria de Lourdes MonteiroPresidente da Associação de Mulheres Caboverdianas na Diáspora em Portugal, AMCDP
Natural de Cabo Verde, 63 anos, mãe, avó a viver em Portugal há 30 anos.