. Sandra Isabel Correia - “Consentir: SIM é SIM, NÃO é NÃO. Só eu posso decidir por mim e pelo meu corpo, mais ninguém"

Sandra Isabel Correia Entrevista a Sandra Isabel Correia

. P&D Factor: #oamorexiste

Sandra Isabel Correia: O amor existe desde sempre em cada ser humano porque é o único sentimento, emoção que une todos os seres humanos. Nos últimos séculos, o Ser Humano tem-se esquecido que o amor existe dentro dele e para ele, e não apenas dele para os outros.

Este esquecimento deliberado / tática foi "criado" por uma sociedade que tem baseado a sua conduta e ensinamentos em crenças e princípios que levam a pessoa para fora de si própria: competitividade, manipulação, controle, desigualdade, poder absoluto, excesso de ego, entre outros. Há como que uma transferência das suas capacidades de autoestima, de foco, de auto-confiança, de amor próprio para a manipulação, a desconfiança, a fragilidade e a diminuição do poder pessoal. Esta linha de conduta tem sido, sobretudo, uma sobrevalorização do masculino em detrimento do feminino, com uma visão de supremacia machista. Sim, em pelo século XXI, muita coisa mudou nas sociedades e têm sido dadas oportunidades ao ser humano para termos uma sociedade mais igual nas decisões, na voz, na ação, mas esquecemos que leva mais tempo reeducar a mente humana na sua valorização como ser humano, porque durante séculos, o poder interior foi anulado ou subestimado.

#oamorexiste é uma missão de vida porque percebi isso mesmo, é necessário trazer o amor de volta ao ser humano, é preciso lembrar que ele existe e que temos formas de potenciar esta força dentro de nós para termos uma sociedade mais igual: eu mereço mas tu também mereces, eu tenho direito mas tu também tens, no fundo reeducar no sentido da valorização pessoal e do amor próprio porque existe dentro de nós; esteve sempre presente e agora chegou a hora de recuperarmos esta nossa consciência, esta nossa valorização. Por isso criei um Podcast: Journaling #oamorexiste onde faço este trabalho de explicar, partilhar muito do meu saber e transformar consciências com as pessoas, as empresas, as associações - a sociedade civil. É o único caminho, não existe outro e apenas porque #oamorexiste em cada um de nós.

. P&D Factor: Direitos Humanos

Sandra Isabel Correia: Os direitos humanos vão ser a bandeira de todas as gerações. É um trabalho diário, constante e que tem de ser praticado todos os dias. Estamos a viver mudanças incríveis e positivas. Antigamente tínhamos dois polos, o positivo e o negativo, ou seja, o que tinha supremacia e o indefeso, o poder do homem sobre a mulher e as crianças assente numa suposta capacidade física, e isso criou uma sociedade débil e doente, onde o Medo surge como a forma primordial. Hoje tudo está a mudar para melhor, muito já conseguimos, mas os direitos humanos não dizem apenas respeito a esta questão genética, psicológica e cultural, hoje os direitos humanos dizem também respeito às condições humanitárias em que vivem homens e mulheres, estou a lembrar-me, por exemplo, das pessoas refugiadas e das condições em que vivem nos campos de refugiados. Os direitos humanos são de todas as pessoas em todo o mundo, dizem também respeito à cultura dinâmica dos povos, das sociedades tais como conhecemos.

Hoje tudo está a mudar para melhor, muito já conseguimos, mas os direitos humanos não dizem apenas respeito a esta questão genética

Temos muito trabalho a fazer e como não podemos mudar o mundo, é vital, cada um de nós, no nosso meio social, politico, económico construir a mudança de mentalidades e ajudar na materialização dos direitos humanos nas nossas áreas. Se o fizermos, vamos dar o exemplo a outros e todos e todas em conjunto podemos criar uma sociedade mais igual, justa, humanista e humanitária, com direitos que são seus e inatos. É um caminho longo, mas não impossível. Mudar mentalidades e agir é a palavra de ordem.

. P&D Factor: Sociedade Civil

Sandra Isabel Correia: Muitas vezes perguntam-me quem precisa de ajuda na nossa sociedade, se as crianças, se a terceira idade e eu respondo: todos e todas precisam, mas quem precisa mais é a população ativa, a que gere rendimento económico para o seu país. A população ativa é a que precisa de mais ajuda porque com tudo que vivemos nos últimos anos é esta que está mais doente! Depressões, ansiedades, stress são as doenças silenciosas que corroem todos os dias o bem-estar das pessoas e quem mais precisa de ajuda neste momento de Saúde Mental.

Quando, alguns anos atrás, eu mudei de vida e me perguntaram o que eu ia fazer, respondi isto mesmo: Vou ajudar a sociedade civil. E é isso que tenho feito nos últimos anos, exatamente porque se esqueceram que #oamorexiste dentro delas e vivem num stress mental tão elevado e com tanta dependência de químicos que era urgente fazer algo e é isso que tenho feito. A nossa sociedade precisa de conhecer as suas potencialidades e a enorme capacidade que tem como, seres humanos, de viver uma vida mais feliz, de construir uma vida económica mais feliz e ajudar um país como Portugal a ser um país saudável, justo e amoroso. Quando conseguimos isto e temos esta consciência, a nossa rentabilidade muda, a forma como vivemos muda, as nossas doenças diminuem e cada um contribui para uma vida mais igual para todos. O meu foco é mesmo na sociedade civil e população ativa porque é aqui que temos o motor de um país, de uma nação, do mundo.

. P&D Factor: Autonomia Corporal

Sandra Isabel Correia: Cada ser humano é dono de si mesmo e tem o direito de fazer com o seu corpo o que quiser. Nada e nem ninguém pode ou deve exigir seja o que for, sobre o corpo de outra pessoa e gosto muito desta frase: A minha liberdade termina onde começa a do outro. Respeitar é um sentimento muito valioso, mas em certas sociedades este respeito não existe exatamente porque tradições e culturas ditaram que devíamos ter direitos sobre o corpo de outra pessoa e ainda hoje são temas que trabalhamos nos países, onde por exemplo a Mutilação Sexual ainda é praticada, de forma a mudar comportamentos e demonstrar que estes atos não estão corretos, por motivos de saúde e todos os demais.

Consentir: SIM é SIM, NÃO é NÃO. Só eu posso decidir por mim e pelo meu corpo, mais ninguém

Cada um de nós tem o direito de dizer: eu consinto e eu não consinto. Consentir: SIM é SIM, NÃO é NÃO. Só eu posso decidir por mim e pelo meu corpo, mais ninguém.
Muitas vezes, mesmo que as pessoas digam, "eu não quero" para quem agride / manipula é a mesma coisa que ouvir dizer "sim" e aqui voltamos à resposta que dei no #oamorexiste. A sociedade foi educada pela força, pelo poder, pela manipulação e demora anos, séculos a mudar esta forma de pensar, ninguém tem poder sobre ninguém e é algo que deve ser reeducado na sociedade. Assédio sexual não é normal, violência não é normal, mutilação genital não é normal, é este o nosso trabalho, a nossa missão, reeducar a sociedade, ensinar a verdade e não a ilusão.

. P&D Factor: Sonho

Sandra Isabel Correia: Os sonhos concretizam-se, verdade! Na minha vida, tenho tantas concretizações de sonhos que só posso partilhar que eles existem enquanto sonho e que podem ser materializados na nossa vida. Mas o que é o sonho? Quando eu faço esta pergunta, qual é o teu sonho, a resposta imediata é: Ser Feliz. E antes de responderem, eu já estou a dizer, tudo menos ser feliz.

O sonho são objetivos da nossa alma, da nossa mente, do nosso eu, é uma visão de futuro onde não colocamos julgamentos e nem estamos condicionados em nada, simplesmente é um estadio onde nós gostaríamos de estar ou viver num futuro e no sonho podemos pensar em tudo e tudo viver porque a nossa mente sabe que não é possível materializar. Isso é o que nós pensamos. Mas, se quisermos, os sonhos tornam-se realidade. Sonhar é criar objetivos para a nossa vida e se acreditarmos que podemos fazer algo para o concretizar e agirmos, vamos concretizar com toda a certeza. Todos temos um lado holístico, os nossos sonhos vivem na parte holística da nossa mente ou seja nos 70% de ilusão que a nossa mente cria, enquanto os restantes 30% são a nossa verdade. O cérebro não sabe distinguir o que é verdade ou ilusão; tudo o que nós afirmarmos na nossa mente, o cérebro vai aceitar como a sua verdade. Se nestes 70% usarmos 5% para os nossos sonhos e começarmos a afirmar ao nosso cérebro que o sonho é real, o nosso corpo físico e emocional começa a criar energia positiva e a atrair as condições externas para que o sonho se materialize, porque as nossas condições internas já acreditam que sim. E é assim que os sonhos se tornam realidade na nossa vida. Existe um trabalho prévio, técnicas que nos ajudam e depois é só pôr mãos à obra e usarmos a enorme capacidade que temos como seres humanos e viver os nossos sonhos, apenas e só porque #oamorexiste.

. P&D Factor: Assédio Sexual

Sandra Isabel Correia: O assédio sexual resulta muito de alguns temas que falei atrás, do poder do masculino sobre o feminino, da manipulação, do controle, do não ter consciência que não é normal, no fundo faz parte de uma consciência cultural negativa. Felizmente o trabalho que tem sido feito até hoje é fantástico no sentido de explicar que não é normal: reeducar mentes, formas de ser e comportamentos e sobretudo não ficar calada ou calado. É muito importante falar, partilhar o que aconteceu, ninguém nos vai recriminar, quem são "eles" ou "elas" para julgar ou recriminar, todos temos "telhados de vidro" na nossa vida, quem sou eu para julgar alguém? É muito importante as vítimas falarem, estamos aqui para vos ouvir e ajudar. Em presença do assédio, quando sentimos o assédio é importante dizer: Eu Não Quero, o Não é Não e voltamos ao tema do Consentimento, respeitar a vontade do outro. Se isso não acontecer, a denúncia é o próximo passo para que não volte a acontecer também com outras pessoas.

É muito importante falar, partilhar o que aconteceu, ninguém nos vai recriminar, quem são "eles" ou "elas" para julgar ou recriminar, todos temos "telhados de vidro" na nossa vida, quem sou eu para julgar alguém?

Eu própria vivi uma experiência de Assédio Sexual cerca de 30 anos atrás, no início optei por me afastar e fazer o meu caminho sozinha e não contei nada a ninguém. Mais tarde, quando pude, fiz a denúncia e anos mais tarde veio o que eu chamo: bofetada de luva branca e a vida ajudou-me a limpar tudo. Quase todas passamos por isso na nossa vida, pelo simples fato de sermos mulheres, mas hoje já não se justifica ficarmos caladas e sofrermos em silêncio. Não é não, nunca se esqueçam disso e estamos todas e todos aqui para ajudar a nossa sociedade civil a ser muito melhor do que é e com maior amor próprio, porque denunciar é também ter amor próprio por nós apenas e só porque #oamorexiste.

 

Quem é Sandra Isabel Correia?

Sandra Isabel Correia

“Melhor Empresária da Europa” pelo Parlamento Europeu em 2011 e “Melhor Mulher de Negócios Internacional” pelos USA em 2016 por toda a inovação que criou no sector da cortiça através da Pelcor, representou Portugal na cimeira “A New Beginning: Entrepreneurship and Business Innovation” em 2013, iniciativa do Presidente Baraka Obama para projetar a criatividade e a inovação do setor privado de forma a responder às preocupações dos desafios globais.

Em 2017 criou movimento Women’s Club Portugal,  em 2018 a marca #oamorexiste, em parceria com o Club VII criou a marca #Mind7 onde desenvolve toda a área de Mindfulness, em 2020 criou a Academia #oamorexiste onde através da mentoria e como mental coach potencia toda a área empresarial e humana através do sistema peer to peer (USA) e em 2022 criou o Podcast: Journaling #oamorexiste.

Sandra Isabel Correia desde 2019 que integra a equipa do Planetiers como International Adviser para a Cimeira de Inovação Sustentável assente nos ODS (Objectivos de Desenvolvimento Sustentável) “Planetiers World Gathering” em Lisboa 2020 e 2022.

Co-autora e comentadora em 2020 do programa sobre Inovação Sustentável Planetiers Home Gathering para a TVI24. Desde 2021 que integra a equipa da Generation 8.0 para a área de Capacitação do Tecido Empresarial português de forma a potenciar as empresas portuguesas com as competências necessárias a estratégia de internacionalização eficaz e competitiva na lógica do Pacote Ecológico Europeu 2020-2050.

Sandra Isabel Correia desenvolve atividades de mentora, empreendedora, mental coach, formadora e speaker motivacional.

Web: www.sandraisabelcorreia.com
Instagram: https://www.instagram.com/sandraisabelcorreiame/
Twitter: @SandraSicorreia
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/sandra-isabel-correia-01768b24/
Facebook: : https://www.facebook.com/sandrasicorreia/
Mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.