. Carla M. Sousa - “O que falta fazer?"

Carla Miranda de Sousa Entrevista a Carla Miranda de Sousa

“O que falta fazer? Diminuir desigualdades, pugnar por um futuro mais verde, mais justo, mais co-responsável, mais sustentável.”

. P&D Factor: Autonomia Corporal

Carla Miranda de Sousa (CMS): Um requisito essencial para a nossa liberdade, um direito negado a metade das mulheres e raparigas de 57 países (relatório da UNFPA, 2021). Acrescentemos hoje a essa lista, os milhares de mulheres que é necessário lembrar, recordar e a quem nos juntamos:

E resistamos aos movimentos de extrema-direita que, por todo o mundo, de forma organizada e financiada, pretendem impor restrições à liberdade e autonomia das mulheres. Poder fazer escolhas, assumir quando, como e de que forma a mulher gere a sua vida é essencial para o progresso individual e imprescindível para se alcançar uma sociedade próspera e democrática.

. P&D Factor: Democracia

CMS: Um sistema inacabado, imperfeito, mas o único que cria condições para que a igualdade se exerça na diversidade, que prospera na diferença e no diálogo. Depois de anos de crises e de épocas douradas, a democracia encontra-se numa encruzilhada da qual poderá sair, tanto mais depressa, quanto mais resiliente e dinâmica for a sua sociedade civil, quanto mais futuro conseguir proporcionar às gerações mais jovens.

. P&D Factor: Fake news /desinformação

CMS: Uma prática alimentada a ódio e ressentimento e que corrói as nossas democracias. Sem chão comum sobre o que é a verdade, como é que as sociedades podem encontrar o elo de ligação que permita o diálogo e o compromisso?

. P&D Factor: Urgência

CMS: Em marcar na agenda o dia em que deixamos de aceitar desculpas para que não se cumpra a igualdade salarial entre homens e mulheres.

. P&D Factor: Violência e Discriminação

CMS: As armas dos fracos. Combate-las é possível, se tivermos consciência dos fenómenos discriminatórios, se reconhecermos os sinais de abuso e apoiarmos as vítimas, se denunciarmos aos mais jovens os estereótipos e riscos com que vivemos nos dias de hoje, se aprendermos a ter empatia perante o outro, se usarmos a imaginação para ver o outro além da cor da sua pele, ou do seu género, ou das suas capacidades psico-motoras e outras, acredito que seja possível atenuar a dor da discriminação.

Quem é Carla Miranda de Sousa?

Carla Miranda de Sousa

Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras do Porto e com Curso Profissional de Interpretação da Academia Contemporânea do Espectáculo. Fundadora da Companhia de Teatro As Boas Raparigas…, diretora de programação da companhia durante vários anos integrando as suas produções teatrais até 2012.Fundadora e programadora do Festival de Spoken Word, o Faladura - Festival de Palavras Ditas.
A partir de 2012 assume funções de produtora executiva em eventos como o “HFA- Há Festa na Aldeia”, e de vários programas de televisão no Porto Canal.
Desde 2015 deputada à Assembleia da República, eleita nas listas do Partido Socialista pelo distrito do Porto; na presente legislatura assume a coordenação de deputados/as socialistas na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Carla Miranda de Sousa