Manual sobre direitos das pessoas LGBT no trabalho já tem segunda edição

Atualizada e com versões em português, inglês e espanhol, a segunda edição do manual “Construindo a igualdade de oportunidades no mundo do trabalho: combatendo a homo-lesbo-transfobia” foi escrito com uma linguagem acessível e inclui propostas de exercícios práticos, de forma a mostrar como as pessoas e o tema LGBT devem ser tratados no ambiente de trabalho. Também apresenta estratégias para desenvolver debates e promover direitos essenciais, de que muitas pessoas LGBT ainda estão privadas no meio profissional, e define conceitos importantes e, certamente, desconhecidos pela maioria das pessoas, como heteronormatividade, identidade de gênero e nome social . Aliás, também por isto este livro pretende ser uma referência internacional.

“Depois de os manuais serem analisados para sabermos se poderiam ser utilizados em outros países, prosseguimos com o processo de tradução, cientes da potencialidade deste material se tornar num referencial em outras culturas”, explicou a responsável pelo PNUD Brasil, Andrea Bossi, acrescentando que alguns países, como o Panamá e México, já demonstraram interesse no uso deste manual, que se desenvolve em torno de quatro histórias baseadas em experiências reais.

A publicação partiu da iniciativa de três agências das Nações Unidas no Brasil, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), e teve o apoio de diversos parceiros.

combatendo a homo lesbo transfobiaVersão do livro em português aqui.