. Apresentação pública da exposição NÔ MINDJERIS - I NÔ FORSA DI TRANSFORMASON

exposicao no mindjieris 1 150x150A exposição “Nô mindjeries – Nô mindjeries i nô forsa di transformason”/"As nossas mulheres – As nossas mulheres são a nossa força de transformação", surge do projeto de parceria e cooperação entre a Associação P&D Factor (Portugal) e o CNAPN da Guiné-Bissau: “Meninas e Mulheres: Educação-Saúde-Igualdade-Direitos”, com o apoio da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade e Cooperação Portuguesa em Bissau.

exposicao no mindjieris 2 115x150O objetivo da exposição é promover e permitir uma reflexão sobre “Ponto de partida e caminho a seguir para que as mulheres guineenses alcancem e assumam plenamente a sua força transformadora" e, ao mesmo tempo, informar sobre o caminho que essa mesma força tem vindo a percorrer, partindo do enfoque de temáticas especificas como a Mutilação Genital Feminina, os Casamentos, Infantis-Precoces-Forçados, a Escolarização das meninas e jovens, o papel de diferentes lideranças e os impactos.

exposicao no mindjieris 3 115x150A exposição está organizada em cinco núcleos: contextualização histórica - Os momentos que marcaram a luta contra a MGF na Guiné-Bissau; a Mutilação Genital Feminina; Impulsionadores da mudança, Foco da mudança e Rostos e vozes da mudança. A exposição é composta por paineis Dibond mate, impressos com texto, infografias, fotografias e respetivas legendas.

exposicao no mindjieris 4 150x150Algumas das missões da P&D Factor à Guiné-Bissau, realizadas entre 2017 e 2020, foram acompanhadas por três fotógrafos voluntários, LUZIA, Maria Manuel Andrade e Tiago Lopes Fernandez que retrataram o trabalho levado a cabo no terreno. Tendo contactado com as populações locais dos bairros e tabancas, em proximidade com as comunidades, foram também receptores das vozes da tradição e das vozes de mudança, em diálogo e debate. Assim, surgiu a oportunidade de intervenção em comunicação, sendo a realidade herdada das práticas tradicionais nefastas (e dados estatísticos) e as ações levadas a cabo na conquista do empoderamento das mulheres guineenses, tanto na Guiné-Bissau como em Portugal, ilustrada através da selecção das fotografias agora apresentadas.

exposicao no mindjieris 5 115x150A apresentação da exposição contou com a presença da Secretária de Estado, Rosa Monteiro, Presidente do CNAPN, Fatumata Djau Baldé, Yasmin Gonçalves, Direção da P&D Factor e Mónica Ferro do UNFPA, equipa de fotografos voluntários, equipa de concepção da exposição e membros do grupo de reflexão. A exposição seguiu para a Biblioteca Municipal de Belém onde se prevê que esteja até 18 de Janeiro, seguindo-se outros Espaços ainda em análise. Depois de Portugal a exposição partirá para a Guiné-Bissau onde dará início a um roteiro de itinerância por diferentes entidades e regiões do país, de responsabilidade do CNAPN.