Isabel Serra - In memoriam

Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogado SerraIn memoriam: É com profundo pesar que a Associação P&D Factor comunica a morte de Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogado Serra, Professora Coordenadora no Departamento de Enfermagem de Saúde Materna da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, sócia e membro dos órgãos sociais da associação.

A Isabel Serra deixa-nos um legado de profunda generosidade, partilha e entrega à Saúde Materna e Obstetrícia, à Saúde das Mulheres como dizia frequentemente. A Isabel foi a Enfermeira que, em 2005, identificou e começou a falar da necessidade de a enfermagem ter formação sobre Mutilação Genital Feminina e outras Práticas Nefastas, perante o surgimento de casos em contexto de estágio que estudantes e profissionais não sabiam como abordar.

Foi a co-autora do primeiro curso de pós-graduação sobre Mutilação Genital Feminina (MGF), integrou o grupo de trabalho que construiu os Programas de Ação sobre Mutilação Genital Feminina. A intervenção em saúde materna e comunitária sobre MGF tem o seu cunho: a revisão da Manual da OMS para profissionais de saúde, os conteúdos da formação online, foram apenas alguns dos contributos técnicos da Isabel. A Isabel esteve sempre disponível para ajudar quando identificávamos uma jovem, uma mulher com MGF, cujo parto ia acontecer em Portugal ou precisava de algum apoio mais específico em saúde.

A Isabel era a personificação da generosidade, da partilha e da entrega à enfermagem ao serviço da Saúde das Mulheres. Quando esteve na Guiné-Bissau a participar na Formação de Parteiras, a convite do UNFPA, deixou a certeza de voltar….. a viagem foi sendo adiada mas estava marcada.

A violência obstétrica, a atenção aos cuidados de planeamento familiar, a decisão e a educação de profissionais de enfermagem pelos direitos das mulheres, as mulheres migrantes, eram temas que debatia com paixão e saber. Tinha propostas concretas sobre o papel da Enfermagem em Saúde Sexual e Reprodutiva, Cuidados com as Grávidas, Formação das Parteiras na Guiné-Bissau e Formação em Enfermagem na Cooperação com a CPLP.

Obrigada mais uma vez, querida Isabel Serra pelas pessoas que juntou, pelas/os profissionais que formou, pela sua partilha e disponibilidades permanentes, que fazem com que seja uma pessoa única, excepcional e cuja morte deixou as nossas vidas mais pobres. Resta-nos honrar o seu legado e continuar a trabalhar estas causas, tendo a nossa querida Isabel Serra como uma mentora, sempre presente.”

Isabel Maria Guerra Gordinho de Rogado Serra