"Mulheres no Trabalho: Tendências 2016" – Relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

relatorio OIT mulheres no trabalho capa 150x200Segundo Shauna Olney, responsável da Unidade Género, Igualdade e Diversidade da OIT, o relatório é uma leitura  surpreendente e ao mesmo tempo inquietante ao revelar a lentidão nos progressos e nalgumas regiões retrocessos.

O relatório tem duas partes, uma primeira parte que apresenta as tendência a nível mundial e regional da participação das mulheres no trabalho nos últimos 20 anos (1995  – 2015) utilizando os principais indicadores estatísticos, designadamente: Taxa de atividade; Taxa de emprego; Taxa de desemprego e inatividade; Segregação profissional e sectorial; Tempo de trabalho pago e não pago.

A Segunda parte intitulada "Diferencial entre homens e mulheres na qualidade do trabalho", destaca três dimensões interdependentes: a segregação profissional e sectorial, a diferencial salarial  entre homens e mulheres e as politicas de conciliação.

De destacar várias referências a Portugal, no domínio do uso das licenças parentais e na experiência pioneira para promover a igualdade salarial.

Pode consultar o pdfrelatório em inglês e outros materiais, nomeadamente o pdfsumário executivo em português – Mulheres no Trabalho. Tendências 2016, através das seguintes ligações:

Women at Work: Trends 2016 [Summary] e Women at Work: Trends 2016 [Full Report]

Les Femmes au Travail, Tendances 2016 [Résumé]

Las Mujeres en el Trabajo, Tendencias 2016 [Resumen]