Iniciativa PS - Portas Abertas & Diálogos com Igualdade

"Este dia é assinalado em todo o mundo por designação oficial das Nações Unidas, pelo que relembramos as três “Mariposas Inolvidables”, Patria, Minerva e María Teresa Mirabal, torturadas e assassinadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo na República Dominicana a 25 de novembro de 1960, símbolos da resistência feminista e contra a vitimação das mulheres.

O programa do Governo elege o combate à violência doméstica e de género como área prioritária, tendo vindo a definir ações territorializadas com vista à sua erradicação. Segundo os dados do Relatório Anual de Segurança Interna de 2017, entre os crimes contra as pessoas, a violência doméstica continua a constituir uma das principais formas de criminalidade, sendo apenas superada pelos crimes de ofensa à integridade física simples.

As Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos (MS-ID) organizam por ocasião deste dia o Debate “Violência Doméstica - agilizar o afastamento agressor/vítima” para refletirmos em conjunto sobre as novas formas de prevenção e combate a esta grave violação dos direitos humanos."

MulheresSocialistas programa27nov2018