. 25 de Novembro | Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres | Campanha: Dizer Não!

As realidades da Violência Doméstica, da Mutilação Genital Feminina, do Assédio Sexual, dos Casamentos Infantis e das Mulheres Migrantes e Refugiadas são os temas desta Campanha que reúne as mensagens empoderadoras e especificas de mulheres líderes como Maria de Lourdes Monteiro da AMCDP – Associação das Mulheres Caboverdianas na Diáspora em Portugal, Fatumata Djau Baldé do CNAPN – Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas da Guiné-Bissau, Luzia Moniz da PADEMA – Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, Marina Pignatelli da P&D Factor e Catarina Furtado, Presidente da CCC.

rosto criancasQuem agride não ama. Quem duvida não apoia.A Mutilação Genital Feminina impede a igualdade.Trabalhar e viver sem ser importunada é um direito.O lugar das meninas e das raparigas é na escola.As mulheres migrantes e refugiadas sofrem violência física, psicológica, sexual, institucional e social.

A campanha chama especial atenção para o facto da violência sobre as mulheres de todas as idades e países ser uma pandemia silenciosa onde a vitima NÃO! é responsável pela violência, mas sim o agressor; onde a Mutilação Genital Feminina NÃO! é um direito, é crime; onde é preciso prevenir e transformar padrões de comportamento, porque ser chefe NÃO! é ser dono e ao casamento infantil que corresponde à violação do presente e do futuro de uma menina — NÃO! se chama amor; NÃO! as podemos deixar invisíveis nem esquecidas.

Partindo dos factos e realidades que conhece Catarina Furtado é a voz que lembra que:

rosto mulherA violência doméstica silencia, magoa, destrói e mata.A Mutilação Genital Feminina marca o corpo e o futuro de mais de 2 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo.As mulheres são as principais vítimas de assédio sexual: no trabalho, na escola, na rua, nas redes sociais…onde estiveremTodos os dias, 33.000 meninas no mundo são obrigadas a casar.As mulheres e as crianças são utilizadas como armas nas guerras e conflitos; representam metade da população deslocada no mundo.

A CCC e a P&D Factor agradecem a colaboração voluntária da realizadora de Carla Silva Pires, autora da edição do vídeo da Campanha Dizer Não!

Dizer Não! a todas as formas de Violência garantindo que não deixamos ninguém para trás.