Dia Mundial das Cidades - 31 de Outubro

A Assembleia-Geral da Nações Unidas assinalou no passado dia 31 de Outubro o Dia Mundial das Cidades. Leia aqui a mensagem do Secretário Geral da ONU.

MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DAS CIDADES

31 de outubro de 2014

Com a decisão da Assembleia-Geral da Nações Unidas de estabelecer o Dia Mundial das Cidades, agora dispomos de uma data anual para celebrar uma das mais complexas e mais grandiosas criações da humanidade.

Este novo dia é um dos legados da Expo 2010 de Xangai, na qual a comunidade internacional explorou as melhores práticas urbanas e conceitos de todo o mundo. Dessa forma é adequado que Xangai seja a cidade anfitriã do principal evento de inauguração desta nova celebração da ONU.

O tema deste primeiro Dia Mundial das Cidades – “Liderando as Transformações Urbanas” – sublinha o poder pioneiro das cidades. Num mundo onde metade da população mundial já vive em áreas urbanas, o futuro da humanidade é claramente um futuro urbano. Temos de utilizar uma urbanização adequada, o que significa reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, reforçar a resiliência, garantir os serviços básicos como os de água e saneamento e ainda desenhar ruas públicas seguras e espaços que possam ser partilhados por todos. Cidades mais habitáveis são não só cruciais para os habitantes destas mas também para oferecer algumas soluções para alguns aspectos chave do desenvolvimento sustentável.

Hoje é também uma oportunidade para reconhecer as contribuições dos presidentes de câmara e outros líderes. Transformações urbanas requerem vontade política e  a capacidade de coordenar muitos atores e partes interessadas. Os presidentes de câmara dão voz aos cidadãos e desempenham um papel central na construção de cidades bem planeadas, tornando-as motores de prosperidade, inovação e inclusividade.

Em 2016, a comunidade internacional irá reunir-se para a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). Enquanto reflectimos sobre o nosso futuro urbano, vamos aproveitar todas as oportunidades que as cidades oferecem para criar uma nova agenda urbana transformativa.

 


Mais informações sobre o Dia Mundial das Cidades.

Mensagem do Secretário Geral da ONU em Português.

Mensagem do Secretário Geral da ONU em Inglês.