. Conferência Mundial sobre Saúde Materna e Neonatal

ODS devem priorizar saúde materna

Todos os anos, mais de 3 milhões de mães e de recém-nascidos podiam ser salvos se tivessem acesso a cuidados de saúde materna adequada e de qualidade. Depois da definição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é preciso garantir que a área da saúde materna seja prioritária em vez de remetida para terceiro plano, como aconteceu na agenda anterior. Foi com esse objetivo que se realizou na cidade do México, nos últimos três dias, a primeira Conferência Mundial sobre Saúde Materna e Neonatal, com a representação de mais de 50 países.

Texto: Carla Amaro

conferencia no mexico

Nos últimos três dias, a cidade do México acolheu a primeira Conferência Mundial sobre Saúde Materna e Neonatal, com a presença e intervenção de decisores políticos, investigadores e técnicos de saúde de mais de 50 países. O encontro acontece num momento particularmente importante, depois da adoção recente de uma nova Agenda que prolonga os esforços que foram feitos nos últimos quinze anos no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

É que apesar dos progressos na área da saúde materna e neonatal em muitos países, nomeadamente em Portugal, em muitos outros, em África por exemplo, aquele que foi definido como Objetivo 5 dos ODM (melhorar a saúde materna) ficou para trás na lista de prioridades. E porque não pode continuar a reboque das vontades políticas de cada país, é preciso aproveitar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os próximos 15 para abraçar de vez e verdadeiramente a saúde materna e neonatal.

O pretexto da reunião que hoje terminou no México é justamente o de lembrar as nações do mundo inteiro que o acesso de todas as mães e todos os recém-nascidos a cuidados de saúde adequados deve estar, agora com os ODS, no centro da ação da agenda global e não continuar a ser remetido para terceiro plano, como até aqui. E nesse sentido, outro dos propósitos deste encontro foi justamente identificar, compreender e responder às necessidades de saúde mais urgentes das mães e recém-nascidos, discutindo estratégias e ações para avançar nesse sentido, tendo como foco questões como o atendimento de qualidade, a integração e a equidade. Isto porque, como salientaram alguns dos conferencistas, o risco de uma mulher num país em desenvolvimento morrer de uma causa relacionada com a gravidez e o parto “é 23 vezes maior em comparação com uma mulher que vive num país desenvolvido”.

A crueldade dos números

São muitas as mulheres e seus filhos que morrem todos os anos de problemas associados à gravidez e ao parto, na maior parte dos casos causas evitáveis. Os números são alarmantes: por ano, morrem 300 mil mães, 2,7 milhões de recém-nascidos e 2,6 milhões de nados-mortos, sendo que muitas destas mulheres e bebés teriam sobrevivido se tivessem tido os cuidados obstétricos básicos e de emergência. No ano passado, cerca de 36 milhões de nascimentos em países em desenvolvimento ocorreu sem a presença de um técnico de saúde especializado. Em 2015, das 5,9 milhões de crianças que morreram, quase um milhão morreu no primeiro dia de vida, perto de 2 milhões na primeira semana.

Uma das intervenientes na conferência foi Melinda Gates, da Fundação norte-americana Bill e Melinda Gates, que não se cansou de sublinhar a importância do planeamento familiar e dos cuidados de saúde durante a gravidez e o parto: “Todos os dados indicam que são a maneira mais eficaz para salvar mães e recém-nascidos”, disse a mulher de Bill Gates. Em resposta, o diretor-executivo do Fundo de População das Nações Unidas, Babatunde Osotimehin, explicou que “não se conseguiu mais na área da saúde materna por causa da falta de empoderamento das mulheres no mundo”.

Lembrando o número de “oitocentos mulheres que morrem a cada dia no mundo por causas relacionadas com a gravidez e o parto, Melinda Gates apelou a todas as cinquentas nações presentes - e às ausentes – para se concentrarem no desenvolvimento de estratégias que permitam alcançar as metas de desenvolvimento lançadas no mês passado nas Nações Unidas - a mortalidade materna caiu quase 50 por cento desde 1990 a nível global, mas o novo objetivo da ONU é ter menos de 70 mortes por 100 mil nascidos vivos em 2030.

Melinda aproveitou o momento para divulgar a contribuição da sua fundação nesta matéria. Em colaboração com a Fundação Carlos Slim, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e os governos de Espanha e dos países da América Central, a Fundação Bill e Melinda Gates tem em andamento um projeto na América Central e sul do México com vista a aumentar o acesso aos serviços de saúde, com atendimento pré-natal e pós-natal. Um exemplo que se todos os países seguissem, certamente cairia para mais de metade o número global de mulheres que morrem por problemas na gravidez e no parto.

Neste encontro, ficou reforçada a vontade e a esperança de que os ODS consigam fazer mais pelas mulheres nesta área do que os ODM.