. 6 de fevereiro - Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

"Em 2023 são 4,3 milhões o número de meninas até aos 15 anos que estão em risco de serem mutiladas genitalmente.

As razões são conhecidas, os programas existem, nas pessoas está a solução, mas os meios, os mecanismos, os recursos e as oportunidades precisam de uma releitura e foco na prevenção para que nenhuma menina ou mulher fique para trás, em nenhuma parte do mundo.

Não deixe passar este 6 de Fevereiro, Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, sem se envolver diretamente na defesa e promoção dos direitos humanos de meninas e mulheres. Acabar com a MGF implica vozes conhecedoras, audíveis e com oportunidades mas muito ativismo, voluntariado, profissionalismo e financiamentos. Faça a sua parte: procure saber mais, informe-se e faça comunidade na construção transformadora de um mundo melhor – actue!

Faça parte com a Associação P&D Factor, diga sim aos direitos e às condições para uma vida sem violência e discriminação."

 20230602 fotografia graca campino pocas 150x200

 

 

 

 

Graça Campinos Poças
Presidente da Associação P&D Factor 


Acabar com a Mutilação Genital Feminina até 2030

A Mutilação Genital Feminina (MGF) compreende todos os procedimentos que envolvem a alteração ou lesão dos genitais femininos por razões não médicas e é reconhecida internacionalmente como uma violação dos direitos humanos, da saúde e da integridade das raparigas e das mulheres.

As raparigas que são submetidas a MGF enfrentam complicações de curto prazo, tais como dores fortes, choque, sangramento excessivo, infeções e dificuldade em urinar, bem como consequências a longo prazo para a sua saúde sexual e reprodutiva e para a sua saúde mental.

Embora concentrada principalmente em 30 países, em África e no Médio Oriente, a MGF é um problema universal e é também praticada nalguns países da Ásia e da América Latina. A MGF continua a persistir entre as populações imigrantes que vivem na Europa Ocidental, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia.

Nos últimos 25 anos, a prevalência da MGF diminuiu globalmente. Hoje em dia, uma rapariga tem um terço menos probabilidades de ser submetida à MGF do que há 30 anos. Contudo, a manutenção destas conquistas face a crises humanitárias, tais como surtos de doenças, alterações climáticas, conflitos armados e muito mais, poderia causar um retrocesso do progresso no sentido de alcançar a igualdade de género e a eliminação da MGF até 2030.

Com oito anos restantes nesta década de ação, existe potencial para eliminar esta prática nociva através de parcerias sustentáveis com homens e rapazes. As suas vozes e ações podem transformar normas sociais e de género profundamente enraizadas, permitindo que raparigas e mulheres realizem os seus direitos e potencialidades em termos de saúde, educação, rendimento e igualdade.

Para promover a eliminação da Mutilação Genital Feminina, são necessários esforços coordenados e sistemáticos, e eles devem envolver comunidades inteiras e concentrar-se nos direitos humanos, igualdade de género, educação sexual e atenção às necessidades das mulheres e raparigas que sofrem as suas consequências.

Traduzido de https://www.un.org/en/observances/female-genital-mutilation-day com www.DeepL.com/Translator.

Day of Zero Tolerance MGF