Entrevista

. Mara Yone Fernandes - Para que todos e todas possamos exercer os nossos direitos iguais, temos de investir mais na igualdade de oportunidades

Mara Yone Fernandes

Entrevista Mara Yone Fernandes, Doutorada em Farmacologia e Neurociência.

"Para que todos e todas possamos exercer os nossos direitos iguais, temos de investir mais na igualdade de oportunidades." - Mara Yone Fernandes

. Alice Frade - Reverter a lei da MGF terá impacto nos direitos humanos, na educação e na saúde sexual e reprodutiva

Alice Frade

Entrevista Alice Frade, Diretora Executiva da P&D Factor.

A Diretora Executiva da P&D Factor no Programa Causa Efeito da RTP-Africa, sobre a proposta de reversão da lei que desde 2015 proíbe a prática da Mutilação Genital Feminina (MGF) na Gâmbia.

. Vicenta Fernandes - Falta conscientização de que falamos de uma decisão individual

Vicenta Fernandes

Entrevista Vicenta Fernandes, Presidente da ACLCVBG – Associação Caboverdiana de Luta Contra a Violência baseada no Género.

"Falta conscientização de que estamos a falar de uma decisão individual, uma decisão de cada pessoa, que implica respeito, liberdade e consentimento porque os seus direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos." - Vicenta Fernandes

. Mónica Ferro - 30 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento

Mónica Ferro

Este ano assinalam-se os 30 anos da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, que enquadra a missão do UNFPA, agência das Nações Unidas onde trabalha. Apesar da melhoria dos indicadores em matéria de saúde materna, neonatal e infantil, na cobertura dos cuidados de Planeamento Familiar, prevenção da gravidez em adolescentes, gravidez acompanhada e parto assistido, entre outras áreas de missão do UNFPA como o fim dos Casamentos Infantis, Forçados e Precoces e da Mutilação Genital Feminina, o mundo continua muito desigual e muitas pessoas esquecidas.

Mónica Ferro

. Vera Cruz - “Todo o ser humano [...] merece não ser vítima de violência nem discriminação"

Vera Cruz

“Todo o ser humano independentemente da sua origem, naturalidade, condição física, etc merece não ser vítima de violência nem discriminação. Existe lugar para todos.“

Vera Cruz

. Joana Mortágua - “Educação Sexual Compreensiva? (…) Para um crescimento saudável e livre de estigmas e preconceitos"

Joana Mortágua

“(…) Para um crescimento saudável e livre de estigmas e preconceitos, as crianças e os jovens precisam de ver assegurado o acesso, através da Escola, a conceitos como direito ao seu próprio corpo, consentimento, diversidade. A Educação Sexual é, além do mais, insubstituível no combate ao abuso e assédio de menores.”

Joana Mortágua

Está em... Home arrow Entrevistas Entrevistas