Temas na Imprensa

Consulte o que a imprensa (portuguesa e internacional) publica sobre temas de População e Desenvolvimento.

17-04-2020 "Estamos a antecipar um 'boom' de denúncias de violência doméstica"

logo notícias ao minuto

Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, é a entrevistada de hoje do Vozes ao Minuto.

23-03-2020 Não Esquecer as Vítimas de Violência Doméstica e de Género

logo feministas em movimento

COVID-19: ISOLAMENTO SOCIAL E QUARENTENA AUMENTAM RISCO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE GÉNERO CONTRA AS MULHERES

“Com a declaração do estado de emergência a democracia não será suspensa, continuaremos com o pleno funcionamento das nossas instituições democráticas, continuaremos a ser uma sociedade de cidadãos livres que serão responsáveis por si e pelos outros”. Esta declaração do primeiro-ministro foi feita após a reunião do Conselho de Estado que, em 18 de Março de 2020, apoiou a intenção do presidente da República de declarar o Estado de Emergência em Portugal.

20-03-2020 Why gender matters in the impact and recovery from Covid-19

global health workforce

Há necessidade de garantir que os serviços de saúde sexual e reprodutiva sejam priorizados durante a crise Covid-19, para garantir que mulheres & meninas têm acesso a serviços de cuidados maternos, seguir a gravidez, prevenir gravidez não desejadas, acompanhamento e vacinação e para sobreviventes de violência baseada no género.

02-11-2019 Nações Unidas alertam Portugal para aumentar idade mínima dos casamentos para 18 anos

logo dn

Nações Unidas alertam Portugal para a necessidade de aumentar a idade mínima dos casamentos para 18 anos. Embora tenha vindo a descer, em 2018 celebraram-se 113 matrimónios.

Projeto piloto já permitiu detetar 54 casos de mutilação genital feminina em seis meses em Portugal.

logo observador 2019 150x40

Foram detetados 54 casos de mutilação genital feminina em Portugal, quase tantos como em 2018, na sequência do projeto Práticas Saudáveis, de prevenção e combate ao fenómeno. Leia a notícia aqui.

30-01-2019 Cabo Verde lidera o caminho para acabar com novas infecções por VIH em crianças na África Ocidental e Central

logo oms africa

Menos de metade de todas as mulheres grávidas vivendo com VIH na África Ocidental e Central (47%) tiveram acesso a medicamentos anti-retrovirais para prevenir a transmissão do vírus aos seus filhos, em comparação com quase 90% na África Oriental e Austral. Muitos países estão atrasados na prevenção da transmissão vertical. Muitos outros países da região ainda não alcançaram o mesmo nível de sucesso que Cabo Verde. Menos de metade de todas as mulheres grávidas vivendo com VIH na África Ocidental e Central (47%) tiveram acesso a medicamentos anti-retrovirais para prevenir a transmissão do vírus aos seus filhos, em comparação com quase 90% na África Oriental e Austral.

21-12-2018 Parlamento aprova diplomas de PS e PAN para reforçar proteção da mulher na gravidez, parto e pós-nascimento

logo dn

O parlamento aprovou hoje projetos de lei do PS e do PAN para reforçar a proteção da mulher na gravidez, no parto e após o nascimento da criança, propondo, entre outras medidas, a criação de um "plano de nascimento".

20.11.2018 - "O poder de escolha" por Catarina Marcelino

logo visao 90x70

"Na maioria dos países da União Europeia onde Portugal de insere há um desafio, inverso ao dos países em vias de desenvolvimento, porque o número de filhos real é inferior ao número de filhos desejados, com consequências negativas para a necessária substituição de gerações, fundamental à preservação de qualquer sociedade."

Relatório sobre a Situação da População Mundial 2018 – O Poder de Escolha

MonicaFerro Entrevista26Out18 150

logo RTPO Relatório sobre a Situação da População Mundial 2018 – O Poder de Escolha: direitos reprodutivos e a transição demográfica, entrevista RTP – Africa com Mónica Ferro, Directora UNFPA em Genebra.

Portugal regista 237 meninas sujeitas a mutilação genital

logo dn

As unidades de saúde portuguesas indicam 237 casos de Mutilação Genital Feminina (MGF) desde 2014. São mulheres, mas tinham menos de 7 anos quando foram mutiladas, a maioria na Guiné-Bissau.

Está em... Home arrow Temas na Imprensa Temas na Imprensa