Sobre a P&D Factor

A ASSOCIAÇÃO

A P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento é uma associação sem fins lucrativos reconhecida como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., nos termos do artigo 8º da Lei nº. 66/98 de 14 Outubro, por um período de 2 anos, a contar desde 1 Fevereiro 2013, e renovado por igual período a partir de 2 de Fevereiro de 2015.

Criada a 23 Novembro 2012, e formalmente reconhecida em Janeiro de 2013, a P&D Factor tem por objecto/missão a promoção e protecção do Desenvolvimento em conformidade com os Direitos Humanos de cada uma e de todas as pessoas, com base na não discriminação e na promoção da igualdade centradas em princípios de ordem científica, educacional, social e filantrópica.

A MOTIVAÇÃO

Estão na origem da P&D Factor as premissas:

A PROPOSTA

Na prossecução da sua missão, a P&D Factor desenvolve iniciativas e parcerias de cooperação, investigação, informação, sensibilização, comunicação e acção junto e com entidades congéneres, público em geral e entidades e agentes de decisão técnica e política de âmbito nacional, regional e internacional.

A P&D Factor trabalha na perspectiva dos principais tratados e documentos de direitos humanos e de Desenvolvimento, nomeadamente os Planos de Acção do Cairo e de Beijing, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

A P&D Factor assegura, através de actividades específicas de advocacy (1), consultadoria, parceria, formação e informação, a promoção dos direitos humanos de todas as pessoas, dando um contributo decisivo para a defesa da igualdade de oportunidades para todas as pessoas, sobretudo as mais necessitadas, discriminadas, invisíveis e vulneráveis devido a factores de ordem sociocultural, económica e política.

OS TEMAS

São objecto da acção da P&D Factor as temáticas essenciais à:


(1) Termo usado para descrever diferentes formas de construir apoio político, público e financeiro para um tema ou causa especifica. Advoga-se para aumentar o apoio para uma causa e influenciar outros a construir um ambiente favorável e em simultâneio tentar promover um quadro legislativo coerente e adequado a esse facto, o que implica promoção, defesa e visibilidade. Fonte: II Plano de Acção para a Eliminação da Mutilação Genital Feminina, inserido no IV Plano Nacional para Igualdade - Género, Cidadania e Não Discriminação (2011 – 2013), Pág. 11.