Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, DireitosCriado especialmente para o trabalho com população de baixa literacia, estas ilustrações apoiam o trabalho em diferentes comunidades, estruturas de saúde e estabelecimentos de ensino. Todas as ilustrações resultaram do necessário levantamento de necessidades e foram construídas em permanente consulta com as pessoas e comunidades a que se destinavam para assegurar a sua adequação.

O projecto Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos acontece desde 2017 em parceria e cooperação entre a P&D Factor – Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento, Portugal e o CNAPN – Comité Nacional para o Abandono de Práticas Tradicionais Nefastas à Saúde da Mulher e da Criança, Guiné-Bissau, com o apoio da Secretária de Estado >para a Cidadania e Igualdade de Portugal, Cooperação Portuguesa e parceiros do sistema das Nações Unidas como o UNFPA— Fundo das Nações Unidas para a População e UNICEF— Fundo das Nações Unidas para a Infância.

© A reprodução total ou parcial deste material requer a prévia autorização da P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento.

pdfIlustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos90.65 MB

Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos é um projecto ponte de capacitação para a igualdade e empoderamento para o fim da Mutilação Genital Feminina /Excisão (MGF/E), dos casamentos infantis e forçados, promoção da Educação, Saúde e Direitos na Guiné-Bissau e Diáspora.

As sete ilustrações que aqui se apresentam resultaram de pedidos específicos de populações e equipas de profissionais, animadoras e animadores comunitários e foram pensadas para o trabalho com populações de baixa literacia, permitindo abrir diálogo sobre práticas nefastas e direitos humanos como a educação, a saúde e a igualdade, promovendo mais informação e conhecimento numa lógica de prevenção e proteção de Meninas e Mulheres.

As propostas foram apresentadas e pré-testadas junto de diferentes populações e lideranças, para aferir da sua perceção e adequação e a sua produção final foi acompanhada pela coordenação e equipas do projeto.

Este é mais um contributo P&D Factor/CNAPN para o abandono de práticas nefastas aos direitos humanos de Meninas e Mulheres como as diferentes formas de Mutilação Genital Feminina, os casamentos infantis, precoces, forçados e/ou combinados, sem esquecer a promoção necessária da escolarização e educação de todas as Meninas e Mulheres e a imprescindível saúde sexual e reprodutiva.

A todos e a todas o nosso muito obrigada

Graça Campinos Poças
Presidente da P&D Factor

Fatumata Djau Baldé
Presidente do CNAPN

Ficha técnica:

Ilustrações: Patrícia Lourenço

Coordenação: Alice Frade e Fatumata Djau Baldé

Equipas de informação, educação e comunicação: Adama Baldé, Aissatú Baldé, Aulato Djaló, Bubacar Baldé, Carimo Baldé, Ibraima Djaló, Ibraima Só, Mariama Djaló, Prof. Malan Djassi, Saliu Baldé e Udé Armando Camará.

2ª Edição
Lisboa e Bissau, Dezembro de 2021

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 01
Meninas e Mulheres - Educação, Saúde, Igualdade, Direitos

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 03
Fanadu Di Mindjer I Crime - Fanado De Mulher É Crime
A mutilação genital feminina/Fanadu di mindjer, é crime público de acordo com a lei nº14/2011 da república da Guiné-bissau.

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 04
Larga Faca U Bin Djunta Na Mudansa! - Larga A Faca E Junta-te À Mudança
Com a entrada das facas usadas na MGF/E, no fanadu di mindjer, as ex-fanatecas tornam-se figuras ativas na erradicação da prática.

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 05
Amin Nha Fidju Fêmia Kana Bai Fanadu - A Minha Filha Não Vai Ao Fanadu
Eu sou mãe e digo "Não" à MFG/E, ao fanadu di mindjer, eu sou agente de mudança, por isso digo "Sim" à educação, à saúde e aos direitos humanos.

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 06
Fanadu Di Mindjer I Crime, Denuncia! - Mutilação Genital Feminina É Crime, Denuncia!
Na Guiné-bissau o crime de MGF/E, fanadu di mindjer, é punido com pena de prisão que pode ir até 10 anos.
Os profissionais que não cumprirem o dever de denúncia têm pena de multa de 500.000 a 2500.00 XOF

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 07
Nô Fala "Nau" A Fanadu Di Mindjer"! - Nós Dizemos "Não" À MGF/E!
A MGF/E praticada em menor de idade é punida compena de prisão de 3 a 9 anos.
Os pais, tutor, encarregado de educação ou qualquer adulto que levar uma menina ao fanadu do mindjer, enfrenta 1 a 5 anos de prisão.
A fanateca enfrenta de 2 a 8 anos de prisão, se resultar a morte, a pena pode ir de 4 a 10 anos.

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 08
O casamento infantil impede a realização dos direitos humanos das crianças e meninas à educação, a brincar, à saúde, à autonomia corporal, à formação profissional e ao trabalho digno e a contribuir para o desenvolvimento pessoal e social e bem-estar da sua família e comunidade.

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 09
Métodos contraceptivos
A educação sexual e reprodutiva, os serviços de saúde de qualidade com planeamento familiar, acompanhamento da gravidez, parto assistido e profissionais treinados são indispénsaveis para alcançar bons indicadores de saúde e desenvolvimento,

Ilustrações - Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Igualdade, Direitos - 12
Uma iniciativa
Meninas e Mulheres - Educação, Saúde, Igualdade, Direitos
P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento
Comité Nacional para o Abandono da Práticas Nefastas à Saúde da Mulher e da Criança