Direitos em Notícia

. "O projeto Meninas e Mulheres deve ser um trabalho alargado e contínuo"

GuineBissau ConferenciaANP Jun2018 200x133

A luta pelo abandono da Mutilação Genital Feminina e de outras práticas nefastas na Guiné-Bissau foi reforçada este ano com a implementação do projecto Meninas e Mulheres – Educação, Saúde, Direitos e Igualdade, a presidente da P&D Factor faz uma avaliação positiva do impacto nos bairros onde o projeto foi implementado. Mas Graça Campinos Poças alerta que a continuidade e o alargamento do projeto a outras zonas do País é crucial para solidificar o trabalho realizado.

. “Temos de investir nos cuidados e nos tratamentos fora dos hospitais”

NunoMiranda 150x180

Apesar de já não ser visto de forma tão estigmatizante, o cancro continua a ser uma doença complexa. Pode matar, mas também é curável. A situação em Portugal é das melhores entre os países da União Europeia, com uma incidência de cancro baixa, uma mortalidade baixa e uma sobrevivência elevada. Nuno Miranda, médico especialista em hemato-oncologia no IPO de Lisboa e que há seis anos dirige o Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO), faz uma radiografia da prevenção, rastreio e tratamento das doenças oncológicas em Portugal, especialmente as que mais afetam as mulheres.

. “Todos os casamentos precoces conduzem à emancipação”

rosario farmhouse 150x180

A poucos dias do Encontro Nacional entre a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens e as Comissões de Proteção das Crianças e Jovens, que vai decorrer entre 21 e 23 de maio, falamos com Rosário Farmhouse sobre os grandes desafios que se colocam à instituição que dirige desde novembro do ano passado. Para a diretora da CNPDPCJ, a protecção dos direitos das crianças é uma área “em que nunca estará tudo feito.”

A sensibilização que tem vindo a ser feita para proteger e defender as crianças e jovens de qualquer tipo de maus tratos é hoje muito maior.”

. “Queremos intervir na segregação sexual das escolhas educativas de raparigas e rapazes”

rosa monteiro 150x180

Está há poucos meses à frente da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, mas tem um percurso sólido e reconhecido na investigação das questões de género e direitos humanos das mulheres. Rosa Lopes Monteiro quer marcar o seu mandato com uma mudança de paradigma em várias frentes, com especial foco nos jovens.

. “A igualdade entre mulheres e homens é uma forma de vida”

Maria do Céu da Cunha Rego

O papel da família é crucial para derrubar as desigualdades de género, ainda muito vincadas em quase todos os segmentos da vida. Educar os rapazes e as raparigas, desde muito cedo, para a igualdade entre mulheres e homens é uma necessidade e pode fazer toda a diferença se quisermos construir uma sociedade mais justa. Neste Dia Internacional da Mulher, ouvimos a opinião da jurista e ex-secretária de Estado para a Igualdade, Maria do Céu da Cunha Rego.

. Saúde Sexual e Reprodutiva em debate na ESEL

InternationalMeeting SaudeSexualReprodutiva Lisboa Out2017 peq

A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa vai ser palco do I Congresso Internacional em Saúde Sexual e Reprodutiva, nos dias 12, 13 e 14 de Outubro. Neste encontro vão estar vários especialistas desta área para debater temas atuais, e muitas vezes fraturantes, relacionados com a Saúde Sexual e Reprodutiva no mundo contemporâneo. Madalena Oliveira, da comissão organizadora, explica a importância deste evento em Portugal, onde muito se conquistou, mas ainda há tanto por fazer.

Está em... Home arrow Direitos em Notícia Direitos em Notícia