Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, é a entrevistada de hoje do Vozes ao Minuto.
Temas na Imprensa
Consulte o que a imprensa (portuguesa e internacional) publica sobre temas de População e Desenvolvimento.
COVID-19: ISOLAMENTO SOCIAL E QUARENTENA AUMENTAM RISCO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E DE GÉNERO CONTRA AS MULHERES
“Com a declaração do estado de emergência a democracia não será suspensa, continuaremos com o pleno funcionamento das nossas instituições democráticas, continuaremos a ser uma sociedade de cidadãos livres que serão responsáveis por si e pelos outros”. Esta declaração do primeiro-ministro foi feita após a reunião do Conselho de Estado que, em 18 de Março de 2020, apoiou a intenção do presidente da República de declarar o Estado de Emergência em Portugal.
Há necessidade de garantir que os serviços de saúde sexual e reprodutiva sejam priorizados durante a crise Covid-19, para garantir que mulheres & meninas têm acesso a serviços de cuidados maternos, seguir a gravidez, prevenir gravidez não desejadas, acompanhamento e vacinação e para sobreviventes de violência baseada no género.
Nações Unidas alertam Portugal para a necessidade de aumentar a idade mínima dos casamentos para 18 anos. Embora tenha vindo a descer, em 2018 celebraram-se 113 matrimónios.
Projeto piloto já permitiu detetar 54 casos de mutilação genital feminina em seis meses em Portugal.
Foram detetados 54 casos de mutilação genital feminina em Portugal, quase tantos como em 2018, na sequência do projeto Práticas Saudáveis, de prevenção e combate ao fenómeno. Leia a notícia aqui.
Menos de metade de todas as mulheres grávidas vivendo com VIH na África Ocidental e Central (47%) tiveram acesso a medicamentos anti-retrovirais para prevenir a transmissão do vírus aos seus filhos, em comparação com quase 90% na África Oriental e Austral. Muitos países estão atrasados na prevenção da transmissão vertical. Muitos outros países da região ainda não alcançaram o mesmo nível de sucesso que Cabo Verde. Menos de metade de todas as mulheres grávidas vivendo com VIH na África Ocidental e Central (47%) tiveram acesso a medicamentos anti-retrovirais para prevenir a transmissão do vírus aos seus filhos, em comparação com quase 90% na África Oriental e Austral.
O parlamento aprovou hoje projetos de lei do PS e do PAN para reforçar a proteção da mulher na gravidez, no parto e após o nascimento da criança, propondo, entre outras medidas, a criação de um "plano de nascimento".
"Na maioria dos países da União Europeia onde Portugal de insere há um desafio, inverso ao dos países em vias de desenvolvimento, porque o número de filhos real é inferior ao número de filhos desejados, com consequências negativas para a necessária substituição de gerações, fundamental à preservação de qualquer sociedade."
O Relatório sobre a Situação da População Mundial 2018 – O Poder de Escolha: direitos reprodutivos e a transição demográfica, entrevista RTP – Africa com Mónica Ferro, Directora UNFPA em Genebra.
As unidades de saúde portuguesas indicam 237 casos de Mutilação Genital Feminina (MGF) desde 2014. São mulheres, mas tinham menos de 7 anos quando foram mutiladas, a maioria na Guiné-Bissau.