Programa de rádio 'Meninas e Mulheres' - Guiné Bissau - Episódio 48
- Data de publicação 25 janeiro 2022
Entrevista com animadores do CNAPN
Agora um pequeno resumo daquilo que foi tratado neste que é o nosso último programa no âmbito desta segunda temporada do projeto “Meninas e Mulheres: Educação, Saúde, Igualdade e Direitos” no contexto da parceria P&D Factor / Comité Nacional contra as práticas nefastas na Guiné-Bissau.
Aproveitamos para realizar uma entrevista em conjunto entre animadores do Comité, a senhora Alice Frade, diretora executiva da P&D Factor e a senhora Marliatu Djalo Candé, a nova presidente do Comité.
Quisemos saber de todos, qual o balanço que se pode fazer da implementação do projeto na vertente programa de rádio e o alcance da sensibilização nas comunidades de Bissau.
Ouvimos Adama Baldé e Saliu Baldé, dois animadores que trabalharam intensamente na sensibilização comunitária.
De forma unânime, Adama e Saliu disseram que o projeto correu bem globalmente. A mensagem foi assumida pelas comunidades, mas é preciso reforçar a sensibilização junto dos agentes da justiça porquanto todo o trabalho de desencorajamento e de denúncia de práticas nefastas só terá sucesso se a lei for aplicada na Guiné-Bissau.
Também pedem que a sensibilização seja estendida às comunidades do interior do país.
A nova presidente do Comité, a senhora Marliatu Djalo Candé também fez um balanço positivo do projeto que, disse, fez o Comité estender a sua atuação além-fronteira e prometeu continuar a colaborar com a P&D Factor.
Em relação ao futuro, Marliatu Candé prometeu lançar novas estratégias de luta contra as práticas nefastas, nomeadamente trabalhar mais na capacitação dos agentes de justiça e propor novas ideias para o período pós-covid-19.