. Relatório "Exposição Too Young to Wed/Novas Demais para Casar"

A exposição “Too Young to Wed / Novas demais para casar”, promovida pelo UNFPA e pela Agência VII, esteve patente em Portugal, entre os dias 1 e 15 de setembro de 2014.

1. Nota introdutória

A exposição “Too Young to Wed / Novas demais para casar”, promovida pelo UNFPA e pela Agência VII, esteve patente em Portugal, entre os dias 1 e 15 de setembro de 2014.

Enquadrada na Campanha “Continuamos À Espera”, a exposição teve como importante parceiro o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, bem como o apoio da Caixa Geral de Depósitos, em cujo edifício sede – Átrio Central –, as fotografias estiveram expostas.

2. Aspectos logísticos

A apresentação da Exposição em Portugal, integrada no Plano de Actividades da P&D Factor para o ano de 2014, foi enquadrada na Campanha “Continuamos à Espera”.

Em Março de 2014, em reunião entre Alanna Armitage do UNFPA e Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões, IP foi acordada a disponibilidade e interesse em receber e apoiar a vinda da Exposição a Portugal no âmbito das iniciativas de ligação com o UNFPA, Sociedade Civil e integrada nas temáticas prioritárias da Cooperação Oficial Portuguesa.

Dado tratar-se de uma Exposição internacional e itinerante, com elevados custos de transporte e montagem, para além de um calendário de apresentações muito restrito, foi necessário esperar pela vinda para a Europa e, a partir daí, conciliar agendas e calendários entre países e entidades.

Um espaço de 660m2 disponível em Lisboa foi o principal obstáculo encontrado. Foi, no entanto, possível graças às intervenções directas do Camões, IP e parcerias da Campanha (Oikos e CCC) junto da Caixa Geral de Depósitos, eleger o Átrio Central do Edifício Sede da CGD como espaço de exibição. Caroline Luigi (UNFPA Genebra) esteve em Lisboa para acompanhar as condições físicas das fotos e equipamento de montagem (ainda em armazém), proposta de layout e avaliar o espaço de exibição.

A montagem teve lugar nos dias 30 e 31 de Agosto e a abertura no dia 1 de Setembro como previsto. No entanto, a Apresentação Oficial só foi possível a 10 de Setembro por razões que se prenderam com deslocações e compromissos Associação sem fins lucrativos I ONG de Desenvolvimento I NIPC 510457754 internacionais que contavam com a presença do UNFPA e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. A desmontagem e envio para Madrid (cidade onde a Exposição iria estar ao público a partir de dia 20 de Setembro) teve lugar entre as 20 e as 23 horas do dia 15 de Setembro

A exibição TYTW integrou uma equipa de voluntariado composta por 26 jovens (21 raparigas e 5 rapazes), mobilizada pelas quatro entidades parceiras da Campanha “Continuamos à Espera”: P&D Factor, Oikos, CCC e AJPAS. Esta equipa de voluntários/as assegurou a dinamização, visitas guiadas, acompanhamento e informação a visitantes oficiais (nacionais e internacionais) e público em geral, bem como apoiar a recolha de fotos com os apelos da campanha Continuamos à Espera e a recolha de imagens para a produção de um vídeo sobre a Exposição em Lisboa. Foi, ainda, com uma equipa de voluntariado da P&D Factor que foi possível a Tradução, Layout da Exposição, Legendagem e Painéis.

3. Divulgação

A divulgação da Exposição foi feita através de convites em papel e eletrónicos enviados pelo Camões-ICL a Parlamentares, Membros do Governo, Parceiros Sociais, ONGD, entre outros; distribuídos pelos Balcões da CGD; pela rede de contactos e redes sociais das ONG da Campanha “Continuamos à Espera”.

A CGD, a CCC e a P&D Factor enviaram ainda SMS e convites personalizados a clientes no caso da CGD e a sócios/as no caso da CCC e P&D Factor. Foram ainda elaboradas e enviadas notas à imprensa pela Oikos, P&D Factor e pela Agência de Comunicação Naughty Boys.

O apoio da CGD envolveu ainda, para além da cedência gratuita das instalações e apoio à divulgação pela respectiva rede de balcões, intranet, website e clientes, outras áreas como custos associados às estruturas e apoio à montagem/desmontagem através da Empresa Formula P, segurança da Exposição, beberete e equipamento para o dia de apresentação oficial (10 de Setembro), stand-ups, sinalética e produção de alguns painéis.

A produção da brochura, inicialmente prevista para distribuição no primeiro dia da exposição, dada a necessidade de prévia aprovação pela fotógrafa Stephanie Sinclair, apenas só foi possível a partir de 10 de Setembro, pois a sua aprovação só foi dada a 8 de Setembro. Para a brochura foram recolhidos contributos específicos do Director Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin, do Secretário de Estado da Cooperação e Negócios Estrangeiros, Dr. Luís Campos Ferreira, da Presidente da P&D Factor, Dra. Graça Campinos Poças e do Conselho de Administração da CGD.

O Guest Book da Exposição reuniu mais de 220 comentários e opiniões de um vasto número de pessoas anónimas e contributos do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, da Secretária de Estado da Igualdade, de Parlamentares, Investigadores/as, Representantes de ONG e ONGD, Jornalistas.

Foi elaborado, com base em fotos e gravações, um vídeo de cerca de 5 minutos com alguns dos principais momentos e intervenientes na Exposição que será posteriormente enviado a todas as entidades. O vídeo conta com depoimentos específicos da Presidente do Camões, IP entidade oficial que possibilitou a exposição em Portugal, da Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, Catarina Furtado, do Líder Parlamentar do Partido Socialista que visitou oficialmente a exposição com uma delegação parlamentar, da Vice-presidente da P&D Factor, Carla Martingo e da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais.

As visitas oficiais foram sempre acompanhadas por representantes da campanha “Continuamos à Espera”, de representantes do Camões, IP e da Caixa Geral de Depósitos. Sempre que a organização era informada da presença no local de Parlamentares esta visita era acompanhada pela Representante da Campanha “Continuamos à Espera” (Inês Fernandes) e feito o registo fotográfico por Pedro Moura.

A divulgação contemplou, assim, os seguintes itens:

  • Produção e envio de 3000 Convites em papel, Convites electrónicos, Redes sociais, Notas de Imprensa;
  • Imprensa: 3 peças de TV – RTP 1 (Só Visto), RTP Internacional – Magazine Cool, SIC (Jornal da Noite), e CM TV (Programa Rua Segura);
  • Rádio: RDP – Africa e Rádio Renascença;
  • Artigos de opinião: Deputadas Luísa Salgueiro (Público), Teresa Anjinho (Diário de Noticias) e Mónica Ferro (Observador), Catarina Furtado (Revista Máxima);
  • Nota / Noticia: Diário de Noticias (1 de Setembro), Correio da Manhã (3 de Setembro), Revista Sábado (3 de Setembro), Visão Solidária (29 de Agosto);
  • Reportagens: Revista TV Guia, Revista Caras, Revista Flash, Revista Lux e Grupo Impala;
  • Redes sociais: A Exposição foi amplamente divulgada pelas páginas de FB e websites das entidades promotoras da Exposição em Portugal nomeadamente: Campanha Continuamos à Espera, P&D Factor, CCC, Oikos, AJPAS, Camões, IP e a Geral de Depósitos. Também organizações da sociedade civil como a Plataforma Portuguesa das ONGD, a Amnistia Internacional – Portugal e muitas das pessoas visitantes entre as quais
  • parlamentares, investigadores/as, estudantes, representantes de Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, divulgaram a Exposição.

4. Notas finais

Sem processo mecânico ou eletrónico de contagem de visitas e tratando-se o átrio de um espaço aberto ao público entre as 8 e as 20 horas, a equipa de voluntariado (entre as 9 e as 19h) optou por contar o número de presenças em cada turno. Sendo o público inicial constituído, sobretudo, por pessoas que trabalhavam no edifício da CGD (3000), clientes e pessoas que atravessam diariamente o Átrio, rapidamente foram sendo substituídas por pessoas a quem a informação tinha chegado pelas mais diversas vias incluindo o passa a palavra.

No final podemos afirmar que com uma média de 100/150 visitantes dia até ao dia 9, esta foi substituída por mais de 200/250 pessoas sobretudo depois da entrevista a Alanna Armitage no Jornal da Noite da SIC. No primeiro dia e nos 3 últimos dias mais de 1000 pessoas visitaram a exposição. De acordo com os dados de que dispomos, um número aproximado de 6000 pessoas visitaram a exposição, apesar do período de férias e serem temas de Direitos Humanos e Desenvolvimento que ainda enfrentam tradicionalmente em Portugal barreiras à adesão e cobertura mediática.

Entre o muito que há a reter parece-nos importante assinalar o seguinte:

  • O significativo número de jovens e famílias que visitaram a exposição com crianças pequenas a quem era feita visita guiada adequada ao escalão etário. Algumas das crianças deixaram contributos no Guest Book;
  • O apelo para que a Exposição se mantivesse mais tempo em Portugal para envolver escolas e associações juvenis;
  • Os artigos de opinião produzidos por parlamentares e Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA sobre as temáticas de Desenvolvimento, Cooperação, Saúde Sexual e Reprodutiva, Igualdade de Género e direitos humanos;
  • As visitas de docentes sobretudo de Geografia, História e 1º/2º Ciclo com propostas de dinamização da temática no contexto lectivo;
  • O impacto emocional que as fotos e as legendas tiveram sobre parte significativa das pessoas visitantes foi acompanhado de perto pela equipa de voluntariado nomeadamente com explicações específicas sobre o que se pode fazer e também o convite a deixar depoimento escrito;
  • Foi possível recolher fotos de apoio aos apelos da Campanha “Continuamos à Espera” durante o tempo da permanência da Exposição em Lisboa.

A Apresentação Pública, realizada no dia 10 de Setembro contou, para além do grupo de oradores (CGD -Jorge Cardoso-, SENEC -Luís Campos Ferreira-, Presidente da P&D Factor/ Campanha Continuamos à Espera – Graça Campinos Poças- e Alanna Armitage, UNFPA), com uma vasta lista de personalidades que se associaram entre as quais: Maria Manuela Eanes, Maria Barroso Soares, António Carlos Silva (AJPAS), Pedro Krupenski (Oikos), Deputada Teresa Caeiro (Vice-Presidente da AR), Maestro Adriano Jordão, Catarina Furtado (Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA e Presidente da CCC), Deputada Maria Antónia Almeida Santos (Presidente da Comissão Parlamentar de Saúde), Deputada Mónica Ferro (Coordenadora do Grupo Parlamentar Português) sobre População e Desenvolvimento), Deputadas: Carla Rodrigues, Elza Pais e Emília Santos, Presidente do Camões, IP, Dr. João Goulão, Representante da Câmara Municipal de Lisboa, Representante da Junta de Freguesia de Alvalade, Direcção Geral de Política de Justiça, MJ (Dras: Cláudia Ramos, Fátima Russo, Dr. Joaquim Gonçalves e especialistas da CPLP em matéria de tráfico de Seres Humanos, designadamente: Dr. Dickson João, Dra. Albertina Pedro, Dra. Mariana Oliveira, Dr. Joaquim Domingos, Dr. Paulo Graça, Dr. Nelinho Vital, Dr. Henrique Ximenes, Profissionais do Camões, IP Dras: Eduarda Silva, Ligia Figueiredo, Paula Lopes, Sofia Bray Pinheiro e Drs. António Teixeira e Guilherme Zeferino, Dra. Isabel Miguens, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais entre muitas outras.

A cobertura mediática e ligação com a imprensa foram asseguradas pela Naughthy Boys e também CGD.

Lisboa, 1 de Outubro de 2014

 

Alice Frade
Directora Executiva da P&D Factor

pdfRelatório "Exposição Too Young to Wed/Novas Demais para Casar"

Está em... Home arrow Relatório "Exposição Too Young to Wed/Novas Demais para Casar" Agenda 2030 arrow Relatório "Exposição Too Young to Wed/Novas Demais para Casar" Relatório "Exposição Too Young to Wed/Novas Demais para Casar"