Perfil

. Conselho Português para os Refugiados (CPR)

Fotografia Teresa Tito de Morais Teresa Tito de Morais, Presidente “As migrações forçadas são deslocações de pessoas feitas por coerção e repressão dos seus direitos mais fundamentais.”

Quais as aprendizagens mais significativas, os maiores desafios e conquistas do CPR, em matéria de defesa e promoção dos Direitos dos/as refugiados/as em Portugal?

Ao longo de quase um quarto de século (o CPR completa 25 anos no próximo ano) foram, naturalmente, vários os desafios e as conquistas da organização, mas diria que o mais significativo foi a criação, em Portugal, de um espaço de proteção e segurança para aqueles que, diariamente, são obrigados a abandonar as suas casas por força de perseguições e de conflitos que temem em persistir.

Os primeiros anos do CPR pelejaram pela construção de uma cultura nacional de refugiado e de direitos humanos, reintroduzindo no dicionário dos portugueses conceitos como asilo, proteção internacional, requerentes, refugiados, deslocações forçadas, apátridas, etc.

Não obstante o baixo número de pedidos de asilo, quando comparado com outros países europeus, é evidente que Portugal não está imune à turbulência social e política que se vive no Mundo. Nesse sentido, um dos principais desafios é continuamente responder de forma eficaz às necessidades urgentes das pessoas que procuram o nosso país como porto seguro, a nível jurídico, social, laboral, assegurando, igualmente, alojamento temporário, sejam eles/ elas adultos isolados, famílias e/ ou menores não acompanhados.

Uma associação que em 1991 começou com apenas duas pessoas, neste momento conta com uma equipa de 46 profissionais dedicados à assistência aos refugiados e requerentes de proteção internacional. Com dois centros de acolhimento, onde residem 87 pessoas, apoiamos, diária e diretamente, mais 208 pessoas em alojamento externo. A estas acresce-se o apoio a antigos beneficiários em vários aspectos da sua vida e integração em Portugal.

Uma intervenção reconhecida em sucessivas Leis do Asilo, a construção e gestão de dois centros de acolhimento e uma opinião pública mais esclarecida e sensibilizada para o problema dos refugiados são, indiscutivelmente, avanços determinantes. Pese embora estas conquistas e o caminho desbravado pelo CPR, acredito que ainda existe muito por fazer no domínio do asilo em Portugal e na Europa. Numa altura em que se registam perto 60 milhões de deslocados forçados no Mundo, é cada vez mais difícil para estas pessoas acederem a territórios seguros, particularmente aquelas que viajam por mar.  É fundamental uma gestão de fronteiras sensível às obrigações internacionais em matéria de direitos humanos e que não bloqueie o acesso à proteção daqueles que dela tanto necessitam.

Frases com principio

A integração das pessoas refugiadas/deslocadas, em Portugal, depende não apenas dos refugiados, ou de nós, CPR, mas de toda a sociedade, porque ajudá-los a reconstruir as suas vidas num lugar seguro irá, certamente, beneficiar-nos a todos.

A cultura de direitos humanos e Cidadania começam desde muito cedo, na infância, com uma educação voltada para o desenvolvimento, para as causas das deslocações forçadas e a importância da mobilização e solidariedade no mundo global no qual todos e todas vivemos.

A participação da sociedade civil é essencial na resposta aos desafios de se apoiar uma população tão vulnerável como os refugiados.

As migrações forçadas são deslocações de pessoas feitas por coerção e repressão dos seus direitos mais fundamentais.

O investimento na juventude implica desenvolver políticas públicas mais abrangentes e ampliar substancialmente o nível de despesas públicas destinadas aos mais jovens.

O diálogo Inter-geracional necessita de uma maior interação, com os mais e menos novos a cruzarem-se em diferentes desafios.

A cooperação entre serviços públicos e sociedade civil carece de mais concertação e diálogo.

Desafios

À plena integração dos/as refugiados/deslocados nos países de acolhimento/receptores: Reconhecimento das habilitações e revalidação de competências com vista à facilitação da integração no mercado de trabalho. Processos mais céleres de reunificação familiar.

À Cooperação Portuguesa ao nível das migrações: Reconhecer as importantes ligações que existem entre migrações forçadas e o processo de desenvolvimento. Assegurar que tais ligações são integralmente analisadas, tendo presente a necessidade de se estabelecerem abordagens coerentes e construtivas para a questão da migração e desenvolvimento.

À construção de uma sociedade mais coesa e igualitária: Criar condições para que pessoas, grupos e famílias usufruam dos seus direitos, tenham acesso aos recursos e possam participar mais ativamente na sociedade onde se inserem. Empreender no sentido de uma sociedade mais solidária e mais justa.

Ao exercício da Cidadania e promoção da Igualdade de Género em Portugal: Investir na Escola, que tem um papel fundamental no processo de construção da cidadania e na promoção da igualdade de género, mas em profunda articulação com as famílias e comunidades.

Aos Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva: O CPR atribui grande importância à prestação de serviços de saúde reprodutiva de boa qualidade para as populações refugiadas e trabalha com importantes parceiros nesse sentido. Estes serviços, no entanto, devem respeitar as diferenças religiosas, éticas e culturais dos refugiados, embora em conformidade com as normas universalmente reconhecidas dos direitos humanos.

Papel da sociedade civil na decisão política e monitorização de políticas públicas: A sociedade civil, quando bem organizada, tem a capacidade inequívoca de influenciar, mas também de monitorizar a implementação de políticas públicas.

2015 é o Ano Europeu para o Desenvolvimento. O que é necessário não esquecer...

Justamente, como referi anteriormente, é necessário não esquecer as importantes ligações que existem entre migrações forçadas e o processo de desenvolvimento. Com efeito, é fundamental reconhecer a potencial contribuição dos migrantes forçados para o processo de construção da paz e reconstrução pós-conflito e a forma como processos de desenvolvimento errados contribuem para as causas profundas da migração forçada.

Está em... Home arrow Conselho Português para os Refugiados (CPR) Direitos em Notícia arrow Conselho Português para os Refugiados (CPR) Perfil arrow Conselho Português para os Refugiados (CPR) Conselho Português para os Refugiados (CPR)