Mara Yone Fernandes - Para que todos e todas possamos exercer os nossos direitos iguais, temos de investir mais na igualdade de oportunidades
- Data de publicação 11 abril 2024
Entrevista Mara Yone Fernandes, Doutorada em Farmacologia e Neurociência.
"Para que todos e todas possamos exercer os nossos direitos iguais, temos de investir mais na igualdade de oportunidades." - Mara Yone Fernandes
Na conversa com a P&D Factor conheça um pouco mais Mara Yone Fernandes, Doutorada em Farmacologia e Neurociência, integra grupos de pesquisa do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, é docente na UNI-CV e uma formandas da 1ª edição do Curso “Igualdade de Género, Não Violência, Direitos Sexuais e Reprodutivos e Saúde Sexual” realizado em Janeiro de 2024 na Universidade de Cabo Verde.
P&D Factor - Não deixar ninguém para trás
Mara Yone Fernandes (MYF): Devemos primar e “tratar igualmente o que é igual e desigualmente o que é diferente, sem discriminar”.
Devemos primar e acudir as pessoas em situações de maior vulnerabilidade de modo a minimizar quaisquer tipos de dissemelhança existentes.
Apoiarmos todos os que precisarem! Os direitos humanos são para e de todas as pessoas, não podemos esquecer ninguém!
P&D Factor - Autonomia Corporal
MYF: Quando temos o controlo do nosso corpo, temos controlo de todos os aspetos das nossas vidas.
P&D Factor - Casamentos infantis, Precoces, Forçados ou Combinados
MYF: Consentir / não impedir estes tipos de casamento é um dos maiores atentados aos direitos humanos das pessoas, sobretudo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, por violar inúmeros direitos, incluindo o direito à liberdade, à saúde, à escolha e à educação.
P&D Factor: Sonho
MYF: Se temos o poder de sonhar temos o poder de realizar. Os nossos sonhos precisam de nós! O meu sonho, sobretudo a nível profissional passa por ser possível estruturar um laboratório e uma linha de investigação em farmacologia e neurociência na Universidade de Cabo Verde que permita aumentar e maximizar o potencial dos cérebros e recursos do país.
P&D Factor: direitos humanos
MYF: Os direitos humanos são direitos fundamentais e inerentes a toda pessoa humana: são universais, inalienáveis e interdependentes. Em democracia o meu direito termina quando começa o direito do outro. Para que todos e todas possamos exercer os nossos direitos iguais, temos de investir mais na igualdade de oportunidades.
P&D Factor: Direitos das Mulheres
MYF: A luta por direitos iguais para as mulheres é uma luta por justiça e liberdade de todas.
P&D Factor: Igualdade de Género
MYF: Ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar a igualdade de género em todas as áreas, começando pela educação.
P&D Factor: O que falta fazer?
MYF: Investir mais na educação, na sensibilização e na proteção dos direitos fundamentais e na realização do potencial de cada pessoa, sobretudo das meninas e mulheres que ainda são deixadas para trás.
Quem é Mara Yone Fernandes? |
---|
Nasceu em 04 de fevereiro de 1989, na cidade da Praia/Cabo Verde. Licenciada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2007-2012). Especialista em Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia Clínica (2012-2014), Mestre (2013-2015) e Doutora (2015-2019) em Farmacologia na Universidade Federal do Ceará (UFC) onde integrou o grupo de pesquisa do Laboratório de Neurociências e Comportamento (LNC), com o foco de estudo em doenças Neurodegenerativas, Neuropsicofarmacologia e Neuroproteção atuando principalmente nos seguintes temas: Isquemia Cerebral, Memória, Aprendizagem, drogas de adição e eletrofisiologia. Concluiu o Doutorado com estágio no Centro de Neurociências da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra/Portugal, (CNC) no quadro do programa Sanduíche PSDE (Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES com o período de vigência de um ano (2017-2018), sob um projeto de investigação dedicado à exploração do impacto de estratégias de neuroprotecção conferidas pelo α-Bisabolol em respostas electrofisiológicas em circuitos no hipocampo em animais controlo e sujeitos a um insulto isquémico. Durante o período de estágio sanduiche no CNC teve a oportunidade de trabalhar em outros projetos de investigação, que sustentaram vários artigos científicos. Atualmente, Professora auxiliar na Universidade de Cabo Verde; membro da Comissão Executiva do Curso de Mestrado Integrado em Medicina e avaliadora externa da Agência de Reguladora do Ensino Superior em Cabo Verde (ARES). Tem interesse em fomentar a saúde e pesquisa em Cabo Verde na área de neurociências Cabo Verde. |