. Tchuma Bari - “68 milhões de raparigas continuam em risco de sofrer mutilação genital até 2030"

Tchuma Bari Entrevista a Tchuma Bari

. P&D Factor: Música

Tchuma Bari: A música é meu veículo, o que uso para expressar sentimentos e fazer chegar as mensagens a todas as pessoas aqui e além fronteiras. No que toca à nossa luta pelos direitos humanos, a música é uma arma poderosa porque faz chegar as nossas mensagens de sensibilização de forma clara e de fácil perceção a todas as pessoas das comunidades e não só.

. P&D Factor: direitos humanos

Tchuma BariSignificam a opção, a oportunidade, a liberdade de escolhas e de expressão.

Incluem por exemplo o direito à educação, à igualdade e à saúde mas também o direito de viajar livremente e de trabalho digno e remunerado sem perseguição, abuso e ameaça de despedimento de forma arbitrária.

Como sabemos, por muito que se fale sobre o tema, ainda assim, continuamos a ter sérios problemas no que toca aos direitos humanos. Esses direitos continuam a ser pisados e até esquecidos. Temos muito trabalho a fazer para consciencializar a sociedade e o mundo para a necessidade de respeitar os direitos humanos de todas as pessoas e em todo o mundo. Ainda vivenciamos nos dias de hoje muita discriminação, muita violência baseada no género, mutilação genital feminina, casamentos infantis e forçados, mortes maternas e infantis evitáveis, exclusão social e muitas outras de não respeito pelos direitos humanos.

Estamos a trabalhar para um mundo em que mulheres e homens possam gozar da liberdade de palavra, de crença e de viverem livremente sem medos.

Hoje tudo está a mudar para melhor, muito já conseguimos, mas os direitos humanos não dizem apenas respeito a esta questão genética

. P&D Factor: Inspiração

Tchuma Bari: Gosto de me inspirar nas pessoas que lutam pelas causas coletivas, como por exemplo, os meus pais. A minha mãe trabalhou muito na Liga Guineense dos direitos humanos e o meu pai é a minha maior fonte de inspiração. Veio do meu pai (Aliu Bari) esta minha paixão de lutar pelas causas sociais e coletivas. Foi um homem que se dedicou desde a sua mocidade a trabalhar pelo bem-estar do país, além de antigo combatente é um dos pioneiros da música moderna Guineense. Através das suas músicas transmitia a dor do povo na era colonial e conseguia, em simultâneo, passar a mensagem de consolo e resistência à população guineense e a mensagem de descontentamento ao regime colonial. Sabia que corria risco de vida, fazendo o que fazia, mas mesmo assim, pelo amor ao seu povo não se rendeu. Foi preso, torturado e ainda assim persistia, resistia e compunha músicas que ficarão na história da Guiné-Bissau. Cresci vendo o homem que era e com os princípios que me transmitiu eu não poderia ser diferente.

. P&D Factor: Fanadu di Mindjer (Mutilação Genital Feminina)

Tchuma Bari: Refere-se a todos os procedimentos que envolvem a remoção parcial ou total dos genitais femininos externos ou qualquer outra lesão nos órgãos genitais das meninas e mulheres sem justificação médica. Esta prática nefasta é causa de problemas físicos e psicológicos que afetam as mulheres ao longo da sua vida; problemas esses que podem ser doenças transmissíveis pela própria faca tradicional, problemas menstruais, infeções recorrentes e, muita das vezes, só conseguem dar a luz através de uma cesariana para evitar hemorragias e morte, da mãe ou do filho.

Apesar de ser reconhecida como uma violação dos direitos humanos, cerca de 68 milhões de raparigas continuam em risco de sofrer mutilação genital até 2030

A prática tem razões culturais e sociais que exercem pressão social sobre as famílias e meninas com ideias de tornar uma mulher pura, controlada pelo marido e apta para o casamento.

Apesar de ser reconhecida como uma violação dos direitos humanos, cerca de 68 milhões de raparigas continuam em risco de sofrer mutilação genital até 2030 – uma realidade a que devemos fazer frente.

Nós somos a voz das jovens e das mulheres que não podem falar e fazer ouvir a sua voz. Lutar por esta causa não é um trabalho fácil, mas fazemos com muito amor porque a nossa missão é garantir a segurança e o bem-estar das mulheres.

. P&D Factor: Sonho

Tchuma Bari: Tudo começa pelo sonho e depois as concretizações. Triste é que vários sonhos se perdem no tempo, devido às circunstâncias de um mundo injusto do qual fazemos parte. Por isso lutaremos sempre para que todas as pessoas possam realizar os seus sonhos bons, principalmente os sonhos das crianças.

O meu sonho é ver a alegria na cara das mulheres e crianças (sem sofrimento e exclusão) num mundo justo, com respeito e igualdade.

. P&D Factor: Meninas e Mulheres

Tchuma Bari: A todas as Meninas e Mulheres, desde a infância, devem ser mostrados os seus direitos.

Em África, e não só, a maioria das famílias educam as meninas para serem submissas aos rapazes.

Quando chegarem à idade adulta a estas meninas só resta serem donas de casa e mães

São as meninas e as mulheres que se ocupam dos trabalhos domésticos e ficam sem tempo para estudar e participar noutras atividades de grupo e aprendizagem que seriam vantajosas para o seu futuro Aos rapazes é dada liberdade para estudar, jogar futebol, participar em atividades sociais. Quando chegarem à idade adulta a estas meninas só resta serem donas de casa e mães. Serão jovens mulheres dependentes dos homens e submissas aos maridos porque quando eram criança não lhes foram dadas as oportunidades de construírem os seus próprios futuros. É muito triste, em pleno século XXI ver mulheres a viver estas situações.

Parte da nossa luta que é para que a lei de quotas nos lugares de tomada de decisão sejam aprovadas e cumpridas. Continuaremos a lutar, sempre, na defesa e promoção da capacitação das Meninas e Mulheres.

 

Quem é Tchuma Bari?

Tchuma Bari

Canta-autora da Guiné-Bissau e ativista pelos direitos humanos das crianças e abandono das práticas nefastas - “A Voz da Guiné-Bissau para defesa das mulheres e crianças”.

Com dois álbuns editados “NhaTerra” e "Mindjeris di todo mundo" é considerada a voz feminina da música moderna guineense e uma ativista na defesa dos direitos das mulheres e crianças, com mensagens sociais e transformadoras em muitas das suas músicas e ações solidárias. Das suas músicas destacamos títulos como “Fanadu di Mindjer Ka Bali”, “Idade certa na escola”, “Registo de Nascimento”, “Trata VIH/SIDA” e “Mindjeris di todo mundo”.

A Voz Feminina de Revelação do Ano 2012 e em 2013 premiada com Diploma de Mérito, pela sua participação no Festival Nacional sobre direitos humanos organizado pelas Nações Unidas.

Em 2014 é nomeada Embaixadora para promoção do abandono da Mutilação Genital Feminina na Guiné-Bissau, pelo Ministério da Mulher e Coesão Social e Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas em parceria com as organizações Internacionais na Guiné-Bissau e posteriormente é nomeada Embaixadora Nacional de Boa Vontade junto da UNICEF.

Além dos concertos, participação em programas de televisão e rádio, Tchuma Bari é presença frequente em iniciativas públicas, visitas às comunidades e também de solidariedade.

tchuma bari

Está em... Home arrow Tchuma Bari - “68 milhões de raparigas continuam em risco de sofrer mutilação genital até 2030" Entrevistas arrow Tchuma Bari - “68 milhões de raparigas continuam em risco de sofrer mutilação genital até 2030" Tchuma Bari - “68 milhões de raparigas continuam em risco de sofrer mutilação genital até 2030"