Francisca De Magalhães Barros - “Urgência: Paz no coração de cada líder mundial”
- Data de publicação 03 outubro 2022
Entrevista a Francisca De Magalhães Barros
“Urgência: Paz no coração de cada líder mundial. O fim de todas as guerras. Da fome. Da riqueza absolutamente escandalosamente distribuída. O fim de todas as formas de violência. São tantas urgências.”
P&D Factor: “Não deixar ninguém para trás”
Francisca De Magalhães Barros (FMB): “Não deixar ninguém para trás” acaba por ser um lema de vida de quem é activista dos direitos humanos. Ninguém fica para trás.
P&D Factor: Casamentos infantis, Precoces, Forçados ou Combinados
FMB: Simplesmente vai ser uma luta difícil de combater principalmente em países que fazem disso cultura. Existe muita hipocrisia ocidental para que se acabe com isso, têm de existir muitas campanhas, no entanto quem está, digamos, nos governos é que toma as decisões de continuar a negociar com países que fazem dessas práticas um hábito cultural.
P&D Factor: Direitos das Mulheres
FMB: O início da minha vida e principal prioridade.
P&D Factor: direitos humanos
FMB: A tal expansão que não podemos deixar ninguém para trás. Os direitos humanos são de todos.
P&D Factor: Sociedade Civil
FMB: A maior voz que existe a favor dos direitos humanos. Se nos juntarmos conseguimos ser em milhões uma só voz! A minha maior admiração, a mobilização da sociedade civil!
P&D Factor: Urgência
FMB: Paz no coração de cada líder mundial. O fim de todas as guerras. Da fome. Da riqueza absolutamente escandalosamente distribuída. O fim de todas as formas de violência. São tantas urgências.
Quem é Francisca De Magalhães Barros? |
---|
Francisca De Magalhães Barros, 32 anos, Activista, cronista e pintora. Em 2021 com Manuela Eanes, António Garcia Pereira, Isabel Aguiar Branco, Dulce Rocha e Rui Pereira criou a petição pública sobre crianças em contexto de violência doméstica com legislação aprovada nesse mesmo ano, depois da entrega ao Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues. Ainda em 2021 com o mesmo grupo de personalidades a que se juntaram personalidades da vida artística e cultural, foi a dinamizadora da Petição “Violação: crime público”, que recolheu 106 mil assinaturas e foi entregue ao Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Criou, também em 2021, três campanhas de sensibilização para a violência doméstica e em 2022 quatro campanhas para apoiar a Amnistia Internacional, a UNICEF-Portugal, juntamente com Marisa Liz (cantora), Catarina Furtado e a Associação Corações Com Coroa, a campanha Grito de Paz sobre as violações em países em guerra ou conflito: Afeganistão, Iémen, República Centro Africana, República Democrática do Congo e Ucrânia. A quarta campanha de 2022 foi um alerta social para a situação precária vivida por mulheres e crianças no Afeganistão. Francisca De Magalhães Barros usa as redes sociais como ferramentas à sua intervenção e ativismo para vários alertas e informação sobre violência e discriminação como: bullying, violência doméstica, violação, violência contra idosos, casos de homofobia, aborto, direito à escolha e decisão, entre outros. Quando necessário mobiliza e apoia a resposta para doações em casos extremos de dificuldades que apelem à realização dos direitos humanos. |