Entrevista a Carla Miranda de Sousa
“O que falta fazer? Diminuir desigualdades, pugnar por um futuro mais verde, mais justo, mais co-responsável, mais sustentável.”
P&D Factor: Autonomia Corporal
Carla Miranda de Sousa (CMS): Um requisito essencial para a nossa liberdade, um direito negado a metade das mulheres e raparigas de 57 países (relatório da UNFPA, 2021). Acrescentemos hoje a essa lista, os milhares de mulheres que é necessário lembrar, recordar e a quem nos juntamos:
- As mulheres norte americanas a quem impuseram uma gravidez não desejada.
- As mulheres afegãs que não podem sair sozinhas de casa e a quem não é permitido prosseguir os estudos.
- As mulheres e raparigas iranianas que enchem as ruas do País em protesto contra a polícia da moralidade (?) que as obriga a usar o hijab e roupas largas.
- As mulheres ucranianas que veem os seus corpos a servirem como armas de intimidação.
E resistamos aos movimentos de extrema-direita que, por todo o mundo, de forma organizada e financiada, pretendem impor restrições à liberdade e autonomia das mulheres. Poder fazer escolhas, assumir quando, como e de que forma a mulher gere a sua vida é essencial para o progresso individual e imprescindível para se alcançar uma sociedade próspera e democrática.
P&D Factor: Democracia
CMS: Um sistema inacabado, imperfeito, mas o único que cria condições para que a igualdade se exerça na diversidade, que prospera na diferença e no diálogo. Depois de anos de crises e de épocas douradas, a democracia encontra-se numa encruzilhada da qual poderá sair, tanto mais depressa, quanto mais resiliente e dinâmica for a sua sociedade civil, quanto mais futuro conseguir proporcionar às gerações mais jovens.
P&D Factor: Fake news /desinformação
CMS: Uma prática alimentada a ódio e ressentimento e que corrói as nossas democracias. Sem chão comum sobre o que é a verdade, como é que as sociedades podem encontrar o elo de ligação que permita o diálogo e o compromisso?
P&D Factor: Urgência
CMS: Em marcar na agenda o dia em que deixamos de aceitar desculpas para que não se cumpra a igualdade salarial entre homens e mulheres.
P&D Factor: Violência e Discriminação
CMS: As armas dos fracos. Combate-las é possível, se tivermos consciência dos fenómenos discriminatórios, se reconhecermos os sinais de abuso e apoiarmos as vítimas, se denunciarmos aos mais jovens os estereótipos e riscos com que vivemos nos dias de hoje, se aprendermos a ter empatia perante o outro, se usarmos a imaginação para ver o outro além da cor da sua pele, ou do seu género, ou das suas capacidades psico-motoras e outras, acredito que seja possível atenuar a dor da discriminação.
Quem é Carla Miranda de Sousa? |
---|
A partir de 2012 assume funções de produtora executiva em eventos como o “HFA- Há Festa na Aldeia”, e de vários programas de televisão no Porto Canal. Desde 2015 deputada à Assembleia da República, eleita nas listas do Partido Socialista pelo distrito do Porto; na presente legislatura assume a coordenação de deputados/as socialistas na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. |