Entrevista

. “Não existe empoderamento sem planeamento familiar”

Mónica FerroA pretexto do Dia da População, assinalado em todo o mundo a 11 de Julho, a P&D Factor falou com a diretora do escritório do UNFPA em Genebra. Nesta curta entrevista, Mónica Ferro, sublinhou a importância desta data, que este ano foi dedicada ao planeamento familiar como forma de empoderar as pessoas e desenvolver as nações.

Entrevista: Carla Amaro
Fotografias: Tiago Lopes Fernández

O que representa para si o 11 de Julho, Dia Mundial da População?

É um dia de consciencialização, mas sobretudo de ação em torno de grandes desafios. Este ano o tema foi, como seria de esperar, o planeamento familiar como forma de empoderar as pessoas e desenvolver as nações.

É um tema central e foco principal da ação da organização que integra desde Abril deste ano. Que mensagem o UNFPA quis passar neste dia?

O UNFPA pretendeu demonstrar que além de o planeamento familiar voluntário ser um direito humano, é também uma alavanca para o desenvolvimento social, económico e político das nações. Jovens e adultos com acesso à informação, meios e serviços (para que possam planear as suas vidas, desde logo escolher se querem constituir família, se querem e com quem querem casar, o número de filhos e o espaçamento entre cada gravidez) são pessoas que têm uma saúde com mais qualidade, que podem frequentar mais anos de escolaridade, adquirir mais competências, ter um emprego mais produtivo e mais voz no espaço público e na tomada de decisão.

Ou seja, as vantagens do acesso a informação, aos meios e aos serviços em matéria de planeamento familiar são inúmeras, quer para os jovens (e adultos), quer para os países…

Justamente. Desenvolvem-se as pessoas, as suas comunidades, os países e todos nós enquanto membros desta humanidade partilhada.

“Há hoje um reconhecimento incontestado de que a saúde sexual e reprodutiva é fundamental para o desenvolvimento”

Quais são, atualmente, os principais desafios na área da População e Desenvolvimento, a que tem dedicado uma boa parte da sua carreira profissional?

Temos feito tantos progressos... Desde 1970 que o acesso a contracetivos modernos quase duplicou. Há hoje um reconhecimento incontestado de que a saúde sexual e reprodutiva é fundamental para o desenvolvimento e que só com um forte compromisso com a agenda de População e Desenvolvimento se poderá atingir o ODS 1 (Erradicação da pobreza), o ODS 3 (Saúde de qualidade para todos) e o ODS 5 (Igualdade de género), apenas para dar alguns exemplos.

Mas, apesar dos progressos, há ainda cerca de 214 milhões de mulheres no mundo que não têm acesso ao planeamento familiar moderno. O que é preciso fazer mais?

É preciso trabalhar mais para ter um quadro normativo que traduza os compromissos internacionais e para ter programas que permitam salvar vidas. É preciso garantir o acesso universal ao planeamento familiar, é preciso que haja um reconhecimento global da saúde sexual e reprodutiva e direitos conexos como traves metras para o desenvolvimento sustentável, é preciso investir mais no empoderamento dos jovens, é preciso um olhar especial para as necessidades dos e das adolescentes, é preciso eliminar, de uma vez por todas, todas as formas de violência contra as raparigas e mulheres. Enfim, são apenas alguns dos temas cruciais.

E que papel podem ter aqui governos, sociedade civil e parlamentares?

Podem fazer a diferença na vida de tantos milhões de pessoas. Não nos podemos esquecer que prometemos que não deixávamos ninguém para trás.

Quem é Mónica Ferro?

Mónica FerroAntes de exercer o cargo de diretora do escritório do UNFPA em Genebra, foi deputada à AR pelo PSD (e vice-presidente de bancada), coordenadora do GPPsPD – Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento e vice-presidente do Fórum Europeu de Parlamentares sobre População e Desenvolvimento (EPF). Ajudou a fundar a associação Objetivo 2015, que em Portugal fazia a promoção dos ODM, e é sócia fundadora da P&D Factor. A sua carreira académica está praticamente alicerçada no ISCSP, da Universidade de Lisboa, como professora de Relações Internacionais.

Está em... Home arrow “Não existe empoderamento sem planeamento familiar” Entrevistas arrow “Não existe empoderamento sem planeamento familiar” “Não existe empoderamento sem planeamento familiar”