A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável constitui um enquadramento global ambicioso para guiar os esforços de todos os atores na promoção de um mundo mais inclusivo e sustentável.
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável
Ver documentação relacionada com o tema.
Não deixar ninguém para trás
A importância da articulação de ODS com a agenda de desenvolvimento prende-se, assim, pela fulcralidade de ferramentas de governação ambientais a nível internacional, que comprometam todos os governos a partilhar responsabilidade pela crescente pegada humana. Fala-se aqui das emissões de carbono, que terão de ser efectivamente regularizadas, da segurança alimentar, do uso universal de energias limpas, entre outros possíveis objectivos. Movidos pela ideia do desenvolvimento baseado em direitos, os ODS trazem consigo uma nova maneira de pensar o desenvolvimento ao expandir o leque de preocupações para além da economia, e podem vir a ser uma ferramenta indispensável para a sustentabilidade não só do planeta, mas principalmente das pessoas que o habitam enquanto sujeitas de direitos humanos.
Ver documentação relacionada com o tema.
Contributos para a implementação do ODS 16
Contributos para a implementação do ODS 16: PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÔES EFICASES enviados à Direção Geral de Política de Justiça e Ministério dos Negócios Estrangeiros em sequência do Seminário Multistakeholder sobre a implementação da Agenda 2030 que teve lugar a 29 de Março em Lisboa. Os contributos foram solicitados à P&D Factor pela DGPJ.
Lista final dos Indicadores para os ODS
O relatório final do IAEG sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável com os Indicadores da Agenda 2030 já está disponível.
Ban Ki Moon e os ODS
Já está disponível o Relatório do Secretário-Geral das Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um ponto de partida para uma Agenda transformadora e centrada nas pessoas para os próximos 15 anos.