Fórum de Líderes Comunitários da Região da África Austral - Declaração Regional dos líderes Comunitários da Africa Austral
O Fórum de Líderes Comunitários da Região da África Austral, “Um líder engajado, mil raparigas protegidas das uniões prematuras”, decorreu nos passados dias 2 e 3 de Novembro, na cidade de Maputo, evento da Sociedade Civil organizado pelo ROSC – Forum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança, GSDA – Gender link e Plan Internacional, com o apoio do Programa IGUAL, dos Países Baixos, da Save the Children em Moçambique, do Programa ALIADAS e da Spotlight Initiative da UE com o Governo de Moçambique, outros parceiros da sociedade civil e cooperação internacional.
De acordo com a organização, este Forúm tem enquadramento no âmbito dos esforços de Moçambique, da África Austral e de todo o continente africano para fazer frente a todas as formas de Violência Baseada no Género (VBG), principalmente as Uniões Prematuras / Casamentos Infantis, Precoces e Forçados que impedem a implementação plena dos Direitos das raparigas e criam obstáculos ao desenvolvimento da sociedade moçambicana.
Governos e instituições regionais em toda a África juntaram-se à comunidade global na sua promessa de erradicar as Uniões Prematuras, guiados pelo objetivo de eliminar práticas nocivas estabelecidas no ODS 5.3 e de igualdade de género no Objetivo 17 da Agenda 2063, da União Africana.
Foram dois dias de intensa aprendizagem com diferentes lideranças, responsáveis, profissionais, academia, meninas e jovens a tomarem a palavra. No final, foi lida e adotada a Declaração Regional dos Líderes Comunitários da Africa Austral.
As lideranças comunitárias assumidas por homens e mulheres nas várias regiões de Moçambique através do Movimento Eu+ com o objetivo de disseminar, de forma massiva, a Lei de Prevenção e Combate às Uniões Prematuras: o Movimento Eu + é constituído por 27 organizações nacionais e internacionais baseadas em Moçambique. Mais informações estão disponíveis no site da ROSC – Forum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança em https://www.rosc.org.mz .