Com a Resolução 69/293, de 19 de junho de 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas acrescentou à sua lista de Dias Internacionais em 2024 a Eliminação da Violência Sexual em situações de guerra e conflito. Leia aqui a mensagem em 2024 da Directora Executiva do UNFPA, Natalia Kanem, por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflitos.
Violência de Género
Ver documentação relacionada com o tema.
A actual construção dos papéis de género permite uma perpetuação de situações de violência (física, emocional, sexual, e até política e social) que tem de ser travada, para que todas as pessoas possam ser livres de todo e qualquer o tipo de violência e discriminação.
A igualdade de género é um objectivo transversal a todo o leque de direitos humanos, Direitos e Objectivos cruciais para que todas as pessoas possam usufruir uma vida digna e plena. Sendo o género a tradução da ideia de que o papel de homens e mulheres na sociedade é socialmente construído, a sua abrangência é inegável, abrindo o caminho para discussões que tocam na violência de género perpetrada não só na vida adulta mas também durante a infância. Um espaço igualmente importante que a ideia de género traz ao de cima é o que se liga à orientação sexual, uma área de discriminação patente em várias países e narrativas que remete também para instâncias de todos os tipos de violência.
Ver documentação relacionada com o tema.
16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
No âmbito do projeto “Talks about Consent” a Associação P&D Factor, a Associação CCC - Corações com Coroa, a FEM - Feministas em Movimento, a Humanity Fórum Portugal e a Schools Consent Project com coletivos e ativistas de Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, Ruanda, Reino Unido e S.Tomé e Príncipe associam-se ao movimento global No Means No / Não é Não e apresentam, nos 16 dias de Ativismo pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, contributos de mulheres livres.
Violência no Namoro: realidade transversal a todas as sociedades que importa perceber, prevenir e travar
A Violência no Namoro é uma realidade transversal a todas as sociedades que importa perceber, prevenir e travar.