Não Discriminação

Ver documentação relacionada com o tema.

A discriminação não pode ser tida como um factor entre muitos: é ao compreender os padrões discriminatórios a nível local, nacional, regional e global que se compreendem também as grandes falhas e os grandes passos para a frente de qualquer projecto de desenvolvimento.

Desde a sua criação, as Nações Unidas mantiveram nos seus conceitos e normas basilares a ideia da não-discriminação, patente em qualquer documento da organização relativa a direitos humanos e desenvolvimento. Contudo, apesar de esforços vários, muitas são as formas de discriminação que continuam a ser praticadas a nível global, negando a milhões de pessoas a igualdade de direitos civis, políticos, económicos e sociais, entre outros. Este é um assunto especialmente premente quando o impedimento de um exercício efectivo da cidadania devido a práticas discriminatórias várias (sejam consideradas étnicas ou baseadas no género, na religião ou mesmo na herança cultural) traz consigo não só níveis de violência alarmantes (como o caso do genocídio do Ruanda, de 1994), mas impede que se oiçam as vozes e se conheçam na totalidade fenómenos vários que põem projectos de desenvolvimento em risco.

A P&D Factor acredita que o desenvolvimento, por ser um projecto centrado em pessoas, necessita de um ambiente não discriminatório e não violento para ser realizado. Isto significa a eliminação de situações de desigualdade, principalmente no que diz respeito à desigualdade de género. As implicações de um mundo vincadamente não discriminatório são várias e claras: não discriminação significa igual acesso a cuidados de saúde e a direitos sexuais e reprodutivos, significa a redução da mortalidade materna, o acesso à educação ao longo da vida, entre tantos outros aspectos intrinsecamente ligados a uma vida com maior segurança desde a nascença até à morte.

Ver documentação relacionada com o tema.

#ZERO DISCRIMINATION - Declaração Conjunta das Nações Unidas

ending discrimination healthcare settings

#ZERO DISCRIMINATION - Esta é a causa e o mote da mais recente Declaração Conjunta das Nações Unidas que envolve 12 entidades do sistema: ONUSIDA, UNCHR, UNICEF, PNUD, FNUAP, PAM, UNWomen, OIT, UNESCO, OMS, UNHumanRights e OIM.

Está em... Home arrow Não Discriminação População e Desenvolvimento arrow Não Discriminação Não Discriminação