Saúde Sexual e Reprodutiva

É importante ressalvar que não bastam preocupações técnicas: sem vontade política e investimento em recursos não será possível reduzir a incidência de qualquer destes problemas a nível da saúde e impacto no desenvolvimento. Instrumentos internacionais como a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres (CEDAW), o Programa de Acção da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD), a Declaração do Milénio e mais recentemente a Declaração de Estocolmo de 2014 apontam para a importância de uma acção concertada a estes níveis, tendo em comum a ideia de que toda a mulher deveria ser capaz de tomar decisões informadas acerca de saúde sexual e reprodutiva sem ser alvo de discriminação, violência ou coerção.

Ver documentação relacionada com o tema.

Barreiras que impedem raparigas e adolescentes de aceder a serviços de saúde sexual e reprodutiva de qualidade em contexto humanitário.

logo IRC 125x150

Com a publicação “She knows best: Engaging girls in adolescent programming” o ICR (Comité Internacional de Resgate) documenta a experiência sobre o acesso aos cuidados de saúde sexual e reprodutiva para adolescentes em Goma, RDC e destaca a abordagem desenvolvida face às barreiras fundamentais das instalações e da comunidade que impedem adolescentes de ter acesso e receber serviços de SSR de qualidade.

. Encontro entre o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e a P&D Factor

RosanaAlmeida InsttCaboVerdeIgualddEquiddGenero 200x115

Encontro com Rosana Almeida, Presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género.

Relatório UNFPA "Mundos Distantes - Saúde e direitos reprodutivos numa era de desigualdade"

ReportUNFPA2017 SaudeDireitosReprodutivosDesigualdade peq

Apresentação mundial do Relatório UNFPA - A Situação da População Mundial 2017: "Mundos Distantes - Saúde e direitos reprodutivos numa era de desigualdade".

4 setembro 2017 - Dia Mundial da Saúde Sexual

DiaMundialSaudeSexual documento

Hoje é o Dia Mundial da Saúde Sexual! Para comemoração deste evento, a Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO) e o Human Reproduction Programme (HRP) lançam um novo quadro operacional - saúde sexual e os seus vínculos com a saúde reprodutiva: uma abordagem operacional.

. Sociedade Civil na 70ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde / OMS - Palácio das Nações, Genebra

WHO logo 150x45

"A abordagem de direitos humanos nas politicas e programas de saúde é fundamental se quisermos trazer mudanças e assegurar o cumprimento, protecção e respeito de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de todas as pessoas, em cumprimento da constituição da OMS, do Pacto Internacional de Direitos Económicos, Sociais e Culturais e  de outros instrumentos relevantes de direitos humanos."

A man too busy to take care of his health is like a mechanic too busy to take care of his tools Medz Canada.

Estratégia Global para a Saúde de Mulheres, Crianças e Adolescentes (2016-2030): saúde de adolescentes

WHO2017 GlobalStrategyWomenChildrenAdolescentsHealth 150x80

"Todos os Estados devem implementar medidas legais, políticas e outras para monitorizar e abordar as questões sociais, normas culturais e de género e para remover as barreiras estruturais e legais que prejudicam os Direitos de mulheres, crianças e adolescentes (...)".

Está em... Home arrow Saúde Sexual e Reprodutiva Notícias arrow Saúde Sexual e Reprodutiva Saúde Sexual e Reprodutiva