Saúde Sexual e Reprodutiva - Notícias

É importante ressalvar que não bastam preocupações técnicas: sem vontade política e investimento em recursos não será possível reduzir a incidência de qualquer destes problemas a nível da saúde e impacto no desenvolvimento. Instrumentos internacionais como a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres (CEDAW), o Programa de Acção da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (ICPD), a Declaração do Milénio e mais recentemente a Declaração de Estocolmo de 2014 apontam para a importância de uma acção concertada a estes níveis, tendo em comum a ideia de que toda a mulher deveria ser capaz de tomar decisões informadas acerca de saúde sexual e reprodutiva sem ser alvo de discriminação, violência ou coerção.

Ver documentação relacionada com o tema.

Pilon Di Mudjer/Senhoras de Si assinala o 8 de Março

A parceria do Projecto Pilon Di Mudjer / Senhoras de Si assinala o 8 de Março, Dia Internacional das Mulheres com contributos de mulheres que são vozes audíveis e reconhecidas na defesa e promoção dos direitos humanos de todas as mulheres e em todo o mundo.

. Senhoras de Si/Pilon Di Mudjer, projeto de parceria e cooperação Portugal-Cabo Verde

pilon di mudjer senhoras de si

Senhoras de Si/Pilon Di Mudjer, projeto de parceria e cooperação Portugal-Cabo Verde, é um contributo para o Empoderamento e Igualdade de todas as meninas e mulheres com conteúdos de saúde sexual e reprodutiva, direitos humanos, Não Violência e Não Discriminação, enquadrado na realização do ODS 5 e outros compromissos nacionais, regionais e globais dos dois países em prol de cada uma e todas as pessoas com foco nas Meninas e Mulheres.

Conheça o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023: uma ferramenta online que analisa a situação da contraceção em 172 países

dia mundial da contracecao

A disponibilidade de contraceção é essencial à boa qualidade de serviços e cuidados de saúde sexual e reprodutiva, com respeito pela autonomia corporal e decisões de cada pessoa.

Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento, em Delegação do EPF ao Malawi

EPF Malawi

Carla Miranda, Deputada e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento, em Delegação do EPF ao Malawi sobre a temática da Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos. A delegação EPF integrava parlamentares da Bélgica, Finlândia, Irlanda, Portugal e Roménia . Para além dos encontros com o Presidente do Parlamento e parlamentares de diferentes comissões e partidos, a delegação de parlamentares visitou estruturas de saúde do país, reuniu com representante do Ministério da Saúde, com associações internacionais presentes no país e associações de jovens do Malawi.

Apresentação do Kit / Album Pedagógico sobre Educação e Saúde Sexual e Reprodutiva

apresentação album pedagogico educação sexual

A Apresentação do “Kit / Álbum pedagógico sobre Educação e saúde sexual e reprodutiva para profissionais a atuar na área da saúde, educação, igualdade e intervenção comunitária” juntou, presencialmente e online, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Lisboa e Moçambique mais de 150 especialistas.

Assegurando direitos e escolhas para Tod@s

assegurando direitos escolhas para todos/as

Para além dos sobejamente conhecidos laços históricos comuns entre Portugal e Timor-Leste, a missão da equipa do UNFPA de Timor-Leste a Portugal tem como objetivo o diálogo com organizações da sociedade civil, organizações bilaterais e multilaterais e o setor privado sobre as intervenções do UNFPA no país em áreas relacionadas com a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, as perspectivas de género ou a juventude, assim como sensibilizar os atores políticos portugueses para estas áreas de intervenção.”, Pressia Arifin-Cabo, Representante do UNFPA em Timor-Leste

Está em... Home arrow Saúde Sexual e Reprodutiva Notícias arrow Saúde Sexual e Reprodutiva saúde sexual e reprodutiva