Migrações

Ver documentação relacionada com o tema.

Em média, uma em cada sete pessoas no mundo é migrante. Esta é uma situação com repercussões directas para o desenvolvimento que tem de passar do paradigma securitário em que se encontra e ser analisada por uma perspectiva de direitos humanos.

Actualmente, 214 milhões de pessoas são migrantes internacionais, e 740 milhões migrantes internos. Todo e qualquer sector da economia mundial depende de fluxos migratórios para inovação e mão-de-obra tanto qualificada como não qualificada. Contudo, a forma como a migração é percepcionada por governos nacionais e várias agências regionais e globais tem efeitos nocivos não só para o migrante como para o seu núcleo familiar.

Migrantes irregulares ou migrantes apátridas, são dois dos inúmeros casos de pessoas migrantes que, contando já com padrões de vulnerabilidade que as levaram a uma migração irregular ao invés de regular, são mais susceptíveis a sistemáticas violações dos seus direitos humanos quando chegadas ao país de destino.

Igualmente importante é reconhecer e abordar as razões das novas dinâmicas migratórias, muitas vezes alicerçadas em cenários de desigualdades estruturais, sistemáticos abusos de direitos humanos e violência e pobreza endémicas. As pessoas migrantes não constam da actual agenda para o desenvolvimento, sendo fulcral a inserção de um quadro normativo que obrigue governos e pessoas a olhar a pessoa migrante como inerentemente merecedora dos seus direitos humanos no pós-2015.

Ver documentação relacionada com o tema.

. O lugar dos migrantes hoje e amanhã

World Migrations since 1500

A migração é cada vez mais um fenómeno complexo, que se deve conhecer mais a fundo para se definir estratégias. Foi esse objetivo da mesa-redonda realizada em Julho por várias organizações portuguesas, entre as quais a P&D Factor, cujas conclusões estão agora reunidas num relatório.

Mesa Redonda - Causas e Sintomas da Migração Irregular - Olhando para Além do Mediterrâneo

Mesa Redonda - 2 de Julho de 2015

Migrações e Desenvolvimento: O Lugar das Pessoas na Agenda Pós 2015 e Ano Europeu para o Desenvolvimento – iniciativa conjunta do Camões- Instituto da Cooperação e da Língua, Serviço de Estrangeiros e Fronteira, Organização Internacional das Migrações e P&D Factor, no âmbito do Ano Europeu do Desenvolvimento com Associações, Serviços Públicos, Universidades e Plataforma ONGD. Conheça o documento.

Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa

logo unicef

UNICEF Ponto da Situação Humanitária Regional da Crise de Refugiados e Migrantes na Europa, No.2
27 de Outubro de 2015

Apresentação do Relatório “World Migration Report 2015"

World Migration Report 2015: Migrants and Cities, New Partnerships to Manage Mobility

Hoje a Organização Internacional das Migrações apresenta o Relatório “World Migration Report 2015: Migrants and Cities, New Partnerships to Manage Mobility,” onde identifica, entre outros, os benefícios potenciais de todas as formas de migrações e mobilidade sustentável para o crescimento das cidades e desenvolvimento. Garantir que a Migração é reconhecida como factor importante de Desenvolvimento quando respeita os direitos humanos de todas as pessoas.

Europa / Migrantes: "Deixem-nos morrer, esta é uma boa forma dissuasão."

NewsRelease UnitedNations

Transcreve-se o comunicado da ACDH: Europa / Migrantes: "Deixem-nos morrer, esta é uma boa forma dissuasão." por François Crépeau, especialista em direitos humanos da ONU.