Cada vez mais mulheres e crianças atravessam a antiga República Jugoslava da Macedónia e a Sérvia em busca de refúgio na Europa

SKOPJE/BELGRADO/GENEBRA, 8 de Setembro de 2015 – O número de mulheres e crianças que atravessam a fronteira da República da Macedónia e da Sérvia em busca de refúgio na Europa continua a aumentar. Entre 1 e 6 de Setembro foram registadas na fronteira da antiga República Jugoslava da Macedónia, em Gevgelija, perto de 10.000 pessoas vindas da Grécia, das quais 40 por cento eram mulheres e crianças. No mesmo período, foi também registada a entrada de mais de 7.720 pessoas na logo UNICEFSérvia através de Presevo.

Contudo, é provável que o número real de mulheres e crianças que chegam aos centros de recepção em ambos os países seja o dobro dos números registados, pois muitas famílias seguem caminho sem registo oficial.

Desde Junho deste ano, mais de 64.000 pessoas foram registadas no centro de recepção de Gevgelija (antiga República Jugoslava da Macedónia) enquanto, em igual período, 89.161 pessoas que manifestaram a sua intenção de requerer asilo foram registadas ao atravessarem a fronteira da Sérvia.

Os refugiados que entraram na Sérvia e manifestaram a sua intenção de requerer asilo, têm 72 horas para completar o processo. A maioria destas pessoas continuou caminho de autocarro rumo ao norte até à capital, Belgrado, daí para a Hungria e finalmente para os países da Europa Ocidental e do Norte. Muitos vieram para fugir da violência na Síria, Afeganistão e Iraque.

A UNICEF e as organizações parceiras continuam a reforçar o seu apoio humanitário nos centros de recepção nos dois países. Em Gevgelija, a UNICEF tem estado a responder com rapidez às necessidades mais imediatas das crianças e mulheres, nomeadamente através do fornecimento de água, comida adequada à idade das crianças e brinquedos. Foram também criados vários espaços concebidos para acolher crianças, onde estas podem brincar e receber apoio psicológico, e onde as mulheres podem tratar dos seus bebés e descansar. Estes centros têm capacidade para receber 50 crianças de cada vez. A fim de assegurar o fornecimento de água própria para beber e para higiene, estão a ser instalados três tanques insufláveis, com capacidade de 10.000 litros cada.

No lado sérvio da fronteira, em Presevo, a UNICEF criou um outro centro para crianças equipado com materiais didácticos e brinquedos. As actividades lúdicas e educativas contribuem para o bem-estar físico e emocional das crianças em trânsito na Sérvia. Muito em breve os pais vão receber aconselhamento básico sobre saúde e nutrição infantis, higiene e questões de segurança. Está ainda prevista a abertura de mais espaços amigos das crianças em Belgrado e na cidade de Kanjiza, perto da fronteira com a Hungria, para apoio aos refugiados e migrantes que estão a atravessar a Sérvia.

A UNICEF Sérvia, que tem estado também a colaborar com as autoridades de saúde para definir linhas de orientação nutricional para bebés e crianças pequenas e preparar informação para as mães que estão a amamentar, está pronta a prestar apoio adicional através de alimentos para essas crianças bem como artigos de higiene e saneamento, se necessário.

Consultar o comunicado e contactos da UNICEF pdfaqui.

Está em... Home arrow Cada vez mais mulheres e crianças atravessam a antiga República Jugoslava da Macedónia e a Sérvia em busca de refúgio na Europa Notícias arrow Cada vez mais mulheres e crianças atravessam a antiga República Jugoslava da Macedónia e a Sérvia em busca de refúgio na Europa População e Desenvolvimento arrow Cada vez mais mulheres e crianças atravessam a antiga República Jugoslava da Macedónia e a Sérvia em busca de refúgio na Europa Cada vez mais mulheres e crianças atravessam a antiga República Jugoslava da Macedónia e a Sérvia em busca de refúgio na Europa