Seminário Internacional “Respostas Institucionais ao Corte/Mutilação Genital Feminina” - 28 e 29 de Setembro
- Data de publicação 14 setembro 2017
O Corte/Mutilação Genital Feminina (C/MGF) é, hoje em dia, uma realidade na Europa, onde se estima que mais de 500 mil mulheres tenham sido já diretamente afetadas, e onde cerca de 180 mil estão em risco todos os anos. Em todo o mundo, as últimas estimativas indicam-nos cerca de 200 milhões de mulheres afetadas, sendo que em Portugal os números apontam mais de 6000 mulheres e raparigas que foram submetidas ao C/MGF e indicam que muitas meninas permanecem em risco. O facto de se tratar de uma prática conotada com as comunidades migrantes coloca diversos desafios de resposta institucional – ainda mais tendo sido a prática criminalizada em 2015 em Portugal.
É tendo este contexto como pano de fundo que nos dias 28 e 29 de Setembro de 2017 decorrerá em Lisboa, no ISCTE-IUL, o Seminário Internacional “Respostas Institucionais ao C/MGF”. Este Seminário insere-se no Projeto Académico Multissetorial para Prevenir e Combater a Mutilação Genital Feminina, co-financiado pela União Europeia (JUST/2014/RDAP/AG/HARM/7937) e do qual o CEI-IUL faz parte. Será o terceiro Seminário deste projeto: o primeiro teve lugar em Madrid em Fevereiro de 2017 e o segundo decorreu em Bruxelas em Junho de 2017.
Neste seminário contaremos com a presença dos parceiros do ISCTE-IUL neste projeto – a Universidade Rey Juan Carlos de Madrid, a Vrij Universiteit de Bruxelas, a Universidad Roma Tre e a Fundación Wassu (parte de um projeto transnacional que junta a ONG Wassu Kafo na Gâmbia e a Universidade Autónoma de Barcelona). Juntamente com especialistas convidados provenientes da Guiné Bissau, Senegal, Guiné Conakry e Mauritânia, bem como outros especialistas europeus com elevada experiência nesta aérea, iremos, durante dois dias, abordar a inerente complexidade das respostas à C/MGF. O nosso objetivo é articular os contributos dos nossos convidados e promover a troca de experiências entre eles, e também com os vários participantes, promovendo uma reflexão sobre as respostas institucionais nos vários contextos e um debate que reflita a realidade do C/MGF.
Em baixo pode consultar o programa do seminário, assim como neste website.
A entrada é livre mas é obrigatório o registo através deste formulário (III MAP-FGM International Seminar, Lisbon, 28th – 29th September 2017).
Qualquer dúvida ou questão poderá ser encaminhada para o email oficial do evento: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.