. P&D Factor na Conferência Africana sobre Saúde Sexual e Direitos, no Gana

globo africaOrganizada pela Federação Africana para a Saúde Sexual e Direitos, a conferência foi dividida em seis temas relacionados com a saúde sexual e reprodutiva das mulheres e raparigas em África: “políticas e instrumentos legais”, “informações sobre saúde sexual e reprodutiva e serviços”, “aspetos históricos, religiosos, políticos, económicos, sociais e culturais”, “gestão do conhecimento, investigação e desenvolvimento de capacidades”, “inovação, tecnologia e diversidade”, e “investimento, financiamento e prestação de contas, durante os quais foi revista a Agenda 2063, que a União Africana espera alcançar até esse ano.

Na Agenda 2063 estão sete grandes aspirações, entre as quais, “uma África próspera baseada num crescimento inclusivo e num desenvolvimento sustentável” (1), “uma África democrática e justa, com respeito pelos direitos humanos” (2), “Uma África centrada nas pessoas e confiante no seu potencial, especialmente das suas mulheres e jovens, que coloca as crianças em primeiro lugar, que empodera as mulheres para que usufruam dos seus plenos direitos em todas as esferas da vida, que promove a igualdade de género em todos os domínios, e que investe nos seus jovens” (6 – ponto 49).

A conferência no Gana chegou hoje ao fim, mas os esforços por uma África mais justa, com respeito pelos direitos humanos, vão continuar. Aliás, o que aconteceu em Accra faz parte de um processo a longo prazo de construção e promoção do diálogo regional sobre saúde sexual e reprodutiva e direitos, no sentido de melhorar a capacidade de intervenção e de influenciar a agenda política.

Image courtesy of Salvatore Vuono at FreeDigitalPhotos.net

Está em... Home arrow P&D Factor na Conferência Africana sobre Saúde Sexual e Direitos, no Gana Notícias arrow P&D Factor na Conferência Africana sobre Saúde Sexual e Direitos, no Gana Saúde Sexual e Reprodutiva arrow P&D Factor na Conferência Africana sobre Saúde Sexual e Direitos, no Gana P&D Factor na Conferência Africana sobre Saúde Sexual e Direitos, no Gana