Conheça o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023: uma ferramenta online que analisa a situação da contraceção em 172 países

dia mundial da contracecaoA disponibilidade de contraceção é essencial à boa qualidade de serviços e cuidados de saúde sexual e reprodutiva, com respeito pela autonomia corporal e decisões de cada pessoa.

Hoje 26 de Setembro, Dia Mundial da Contraceção, o EPF – Forum Europeu de Parlamentares sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos apresenta o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023. A análise abrange 172 países e está disponível em: Global Contraception Atlas

Hoje, 26 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Contraceção, uma data que visa sensibilizar e informar as pessoas sobre os métodos e os benefícios da contraceção. A contraceção é um direito humano fundamental que permite às pessoas decidirem livremente se querem ou não ter filhos, quando e quantos. A contraceção também contribui para a prevenção de gravidezes indesejadas, abortos inseguros, infecções sexualmente transmissíveis e mortes maternas.

No entanto, apesar da sua importância, a contraceção ainda enfrenta vários obstáculos e desafios em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 218 milhões de mulheres em idade reprodutiva nos países em desenvolvimento têm uma necessidade não satisfeita de planeamento familiar moderno. Além disso, existem grandes disparidades entre as regiões, os países e os grupos sociais no que diz respeito ao acesso, à disponibilidade, à qualidade e à escolha dos métodos contraceptivos.

Para ilustrar esta realidade e promover a melhoria das políticas globais de contraceção, o EPF – Forum Europeu de Parlamentares sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos lançou hoje o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023. Trata-se de uma ferramenta online que analisa a situação da contraceção em 172 países, tendo em conta quatro indicadores: acesso, escolha, qualidade e financiamento.

O Atlas permite comparar os países entre si e identificar as boas práticas e as áreas de melhoria. O Atlas também fornece recomendações específicas para cada país, tendo em conta o seu contexto político, económico e social. O objetivo é incentivar os decisores políticos, os profissionais de saúde, os ativistas e os cidadãos a tomarem medidas concretas para garantir que todas as pessoas tenham acesso a uma contraceção segura, eficaz, acessível e adequada às suas necessidades.

O Atlas está disponível no site Global Contraception Atlas, onde pode consultar os dados, os gráficos, os mapas e os relatórios dos diferentes países. O site também permite partilhar as informações nas redes sociais e contactar os parlamentares do EPF para apoiar as suas iniciativas. O Atlas é uma fonte de informação valiosa e atualizada para todos os que se interessam pela temática da contraceção e dos direitos sexuais e reprodutivos.

No Dia Mundial da Contraceção, convidamos todos a visitarem o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023 e a juntarem-se ao EPF na defesa de uma contraceção universal e equitativa. A contraceção é um direito de todos e todas, e um fator essencial para a saúde, o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas e das sociedades.

Dia Mundial da Contraceção

Dia Mundial da Contraceção

Está em... Home arrow Conheça o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023: uma ferramenta online que analisa a situação da contraceção em 172 países Notícias arrow Conheça o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023: uma ferramenta online que analisa a situação da contraceção em 172 países Saúde Sexual e Reprodutiva arrow Conheça o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023: uma ferramenta online que analisa a situação da contraceção em 172 países Conheça o Atlas de Políticas Globais de Contraceção 2023: uma ferramenta online que analisa a situação da contraceção em 172 países